Variedades

Decoração: como utilizar as cores de 2021 em casa

Cinza e amarelo foram escolhidas para marcar o ano com resiliência e esperança

Decoração: como utilizar as cores de 2021 em casa

As apostas para 2021 já estão lançadas, inclusive a paleta de cores que irá influenciar a moda até a arquitetura e decoração ao redor do mundo. A Pantone Color Institute, empresa americana de consultoria de cores, buscou inspiração na natureza e elegeu o “Ultimate Gray” e o “Illuminating Yellow” como as cores para o próximo ano. Traduzindo: cinza com amarelo.

Para a escolha, o time de pesquisadores da Pantone refletiu sobre as mudanças sociais impostas pela pandemia. Como o “Ultimate Gray” representa a coloração das rochas e pedras existentes há milhões de anos, a tonalidade é uma expressão de força e resiliência. Já a vibrante “Illuminating”, ligada ao sol, é a aposta para luz, esperança e positividade.

Assim como esses tons ditaram as passarelas das coleções de verão 2021 das notáveis marcas Prada, Gucci, Balmain e Givenchy, eles virão com tudo na decoração de interiores para criar um clima de otimismo, influenciando comportamentos e atitudes. Propostas certas após um ano em que todos viveram cercados de incertezas.

Dicas preciosas

De acordo com a arquiteta do Grupo A.Yoshii, Andressa Bassinelli, os tons são opostos, que se completam e criam um equilíbrio entre si. “Em muitos projetos de interiores e arquitetônicos, o cinza já era destaque há algum tempo. A cor pode ser utilizada em móveis, nas paredes ou em objetos decorativos em grandes proporções. Pertencente à cartela de tons neutros, o cinza combina com várias cores, como azul, laranja e amarelo – também eleita como cor de 2021”, explica Andressa.

Ela diz que o cinza pode estar na decoração e no mobiliário do quarto e que um tom mais escuro compõe muito bem com branco e dourado.

Na cozinha, por exemplo, é possível combinar móveis, mesa, paredes e até eletrodomésticos nessa cor, trazendo harmonia.

Já o “Illuminating Yellow” é uma cor brilhante e com presença. A arquiteta explica que, utilizar o amarelo na decoração de casa traz uma vibração positiva e deve ser utilizada para destacar algum elemento. “Essa é uma cor muito alegre e marca presença. Pode ser aplicada em grandes locais, como uma parede, ou em detalhes, como em vasos, almofadas ou móveis. O amarelo combina com tons mais claros, como bege, branco, e cinza, é claro”, sugere.