Cotidiano

Declaração de Moreira Franco sobre reforma da previdência causa mal estar entre aliados

BRASÍLIA – Causou mal estar entre os partidos da base, a declaração do ministro Moreira Franco, de que o PMDB não precisa fechar questão em relação a reforma da Previdência, considerada a mais delicada para o governo do presidente Michel Temer no Congresso. Líderes desses partidos dizem que o PMDB, partido de Temer, tem que dar o exemplo de apoio incontestável, senão afrouxará a posição de quem tem dificuldade com suas bases na votação de pontos muito impopulares de retirada de direitos.

? A declaração do ministro Moreira é um exemplo ruim. Se o PMDB abre questão na reforma da previdência, os demais partidos da base também se sentirão no direito de liberar o voto. Eu mesmo tenho dois pontos da reforma que quero discutir muito. Um que trata de benefícios para idosos e pessoas com deficiência, e outro que trata de trabalhadores rurais. Fui o autor do dispositivo da Constituição que garantiu a eles um salário mínimo e redução da idade para aposentadoria. Tenho dificuldade em ir contra 30 anos de luta histórica em defesa dos trabalhadores rurais ? alertou o vice-presidente do Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), principal partido de apoio ao governo Temer.

Presidente da Comissão Especial da Reforma da Previdência na Câmara, o deputado Carlos Marum (PMDB-MS) diz que o PMDB tem responsabilidades, por ser o partido do presidente Temer, e a bancada do partido na Câmara vai sim fechar questão.

? Na bancada vamos fechar questão. O PMDB tem grande responsabilidade na aprovação das reformas e não vamos vacilar. Vamos discutir e vamos fechar questão. Acho que o ministro Moreira foi mal interpretado. Deveria estar se referindo a fechamento de questão no Diretório Nacional, que é preciso reunião da Executiva ? disse Marum.

O presidente nacional do Democratas, José Agripino (RN) também se mostrou surpreso com a posição de Moreira, e gostou da nota divulgada pelo presidente nacional do PMDB, Romero Jucá (RR), desautorizando a posição de abertura de questão em relação a reforma da previdência.

? Eu acho que a nota da presidência do PMDB fala por si só. A voz oficial do PMDB está contida na nota da presidência do partido ? comentou Agripino.