Esportes

Decisão da Justiça Federal afasta Coaracy Nunes da CBDA

201606291536375731.jpg

A Justiça Federal de São Paulo determinou nesta segunda-feira o afastamento de Coaracy Nunes, presidente da da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), atendendo a pedido do Ministério Público Federal de São Paulo (MPF), que abriu ação por improbidade administrativa.

Além de Coaracy, foi pedido o afastamento do vice-presidente Luiz Soares e dos dirigentes Sergio Alvarenga, Ricardo de Moura e Ricardo Gomes Cabral. O pedido de indisponibilidade dos bens dos envolvidos não foi aceito.

A suspeita do MPF e da Polícia Federal de São Paulo é de que houve superfaturamento em licitações de material esportivo supostamente voltados para a formação de atletas da maratona aquática, do polo aquático e do nado sincronizado.

Apesar de a sede da CBDA ficar no Rio de Janeiro, a empresa de fachada supostamente usada no esquema de superfaturamento ficaria em São Paulo. Diretores de outras cinco empresas estariam envolvidos na fraude. Todos os acusados teriam envolvimento na aquisição de equipamentos para os atletas que representaram o Brasil nos Jogos Rio-2016.

Coaracy Nunes preside a CBDA desde 1989, há 27 anos. Em março de de 2013, ele foi reeleito para seu sétimo mandato na instituição. A CBDA cuida de cinco modalidades esportivas: natação, nado sincronizado, pólo aquático, saltos ornamentais e maratona aquática, todas olímpicas.