Cotidiano

Debate entre Hillary e Trump foi o mais assistido na História dos EUA

RIO ? O confronto direito entre os candidatos à Presidência dos EUA foi acompanhado na segunda-feira por mais de 80,9 milhões de americanos. Este foi o debate mais assistido na História do país, segundo uma pesquisa da ?Nielsen?. Para a maioria dos analistas, a democrata Hillary Clinton venceu a primeira batalha contra o seu rival republicano, Donald Trump.

A contagem leva em conta o total de pessoas que assistiram em casa o debate, transmitido ao vivo por 12 canais de TV. Ou seja, não considera as pessoas que acompanharam o evento de bares, restaurantes ou escritórios, por exemplo ? nem as milhares de pessoas que assistiram o debate pela internet.

Cerca de 45,8 milhões de norte-americanos assistiram ao evento nos canais ABC, CBS, FOX e NBC. Este é um aumento de 23% em relação à audiência inicial das mesmas emissoras no primeiro debate entre o presidente dos EUA, Barack Obama, e o republicano Mitt Romney em 2012 (67,2 milhões de espectadores).

Até então, o debate presidencial americano mais assistido era o de 1980. Na ocasião, Ronald Reagan e Jimmy Carter se enfrentaram e atraíram 80,6 milhões de espectadores.

HILLARY CANTA VITÓRIA

Nesta terca-feira, a democrata cantou vitória sobre seu desempenho no debate da véspera. Em um comício na Carolina do Norte, ela disse aos seus apoiadores que ?teve a chance de dizer algumas coisas? ao seu oponente. E ainda contou a história de superação da sua família, em particular da sua mãe, para falar da importância da gentileza e das demonstrações de afeto entre os cidadãos americanos ? em um ataque às ásperas e polêmicas declarações que marcam a campanha de Trump.

No primeiro debate entre os dois candidatos à presidência dos Estados Unidos, a ex-secretária de Estado mostrou-se mais preparada e experiente, colocando o magnata na defensiva. Em pesquisa divulgada pela CNN logo após o confronto na noite de segunda-feira, 62% dos entrevistados consideraram Hillary vitoriosa. Num sinal de que os investidores também viram vantagem na democrata, as ações na Ásia se recuperaram de perdas iniciais nesta terça-feira.

Em uma análise publicada no jornal ?New York Times?, os jornalistas Michael Barbaro e Matt Flegenheimer descreveram como Hillary saiu de um lugar de cautela e hesitação para uma posição mais contundente e audaz.

?Hillary firmemente aprendeu a enfrentar e dominar Trump em tempo real?, opinaram.

A democrata resistiu aos ataques e provocações de Trump, num debate em que os candidatos mostraram visões opostas sobre os Estados Unidos e se confrontaram em temas como economia, discriminação racial e credibilidade. Na pesquisa da CNN, apenas 27% acharam que Trump foi melhor.

Hillary deixou o republicano na defensiva, levantando dúvidas sobre seu temperamento para liderar o país. Sorridente e sem perder a pose, ela acusou Trump de racismo, sexismo e sonegação fiscal.