Cotidiano

Debate entre Hillary e Trump foi o evento mais tuitado da História

201610100030497526_RTS.jpgWASHINGTON ? Donald Trump e Hillary Clinton renderam mais um recorde à campanha presidencial de 2016. Se o primeiro embate entre os dois postulantes à Casa Branca registrou a maior audiência televisiva da história dos debates ? número que baixou neste domingo ? o segundo confronto direto entre o republicano e a democrata se tornou o evento sobre o qual os internautas mais tuitaram.

Foram quase 17 milhões de mensagens relacionadas ao debate no Twitter. Apesar da queda no número de espectadores na TV, a agressividade do embate ? decisivo para evidenciar a estratégia de reta final até as urnas de novembro ? movimentou as interações online. O empresário deteve 64% do foco das postagens. O domínio do assunto nas conversas online, no entanto, rendeu mais seguidores à candidata democrata: depois de domingo, mais 25 mil internautas acompanham Hillary Clinton. Na conta de Trump, somaram-se mais 16 mil usuários.

Os internautas registrariam, em especial, o descompasso entre Trump e seu companheiro de chapa, Mike Pence, de quem o milionário disse discordar da posição sobre a guerra na Síria, e acusariam um ataque direto a Hillary por parte do republicano, segundo o qual a ex-secretária de Estado ?estaria na cadeia? fosse ele o presidente. As redes se inflamaram ainda quando o empresário afirmou ser ?um cavalheiro?, em resposta às acusações de sexismo.

O tuíte mais republicado durante o debate, com mais de 50 mil repostagens, foi de Moustafa Bayoumi: ?Eu sou muçulmano e gostaria de reportar um homem louco ameaçando uma mulher no palco em Missouri.? De acordo com o Twitter, os comentários sobre o tratamento do empresário às mulheres se sobrepuseram aos que discutiam propostas políticas. Os assuntos de campanha que gozaram de mais atenção nas redes foram terrorismo, política externa, economia, saúde pública e posse de armas.

O Google, da mesma forma, registrou que os internautas buscaram mais informações para comprovar a veracidade das declarações de Hillary sobre o ataque à embaixada americana de Benghazi, e de Trump sobre mulheres.

QUEDA NA TV

O embate do domingo não cativou como o anterior, de 26 de setembro ? registrado como o debate presidencial mais assistido da História americana com 84 milhões de espectadores. O ?Hollywood Reporter?, CNN e ?Variety? informaram nesta segunda-feira que a audiência televisiva desta vez foi de 19% a 20% menor que o primeiro.

A expectativa em torno do primeiro debate, em geral, rende a ele mais audiência que os seguintes. Este ano, no entanto, esperava-se que o embate de domingo se sobrepusesse depois da revelação de um vídeo de 2005 em que Trump fazia comentários sexuais sobre mulheres ? um episódio que custou ao candidato o apoio de renomados republicanos.

Uma hipótese para a frustração do resultado televisivo é o horário: o confronto presidencial foi transmitido na CNN ao mesmo tempo que o popular ?Sunday Night Football?, da NBC.