Cotidiano

Debate em BH é marcado por ataques contra os líderes nas pesquisas

BELO HORIZONTE (MG) – O debate entre os candidatos a prefeito em Belo Horizonte (MG), na noite desta quinta-feira, foi marcado por ataques contra os dois favoristos na disputa. Em segundo lugar nas pesquisas, o ex-presidente do Atlético Mineiro Alexandre Kalil (PHS) – que tem 25% de intenção de voto segundo o Ibope – foi alvo de duras críticas. Luiz Tibé (PTdoB), que é deputado federal e tem 4% dos votos, afirmou que Kalil não tem condições de administrar a cidade por dever IPTU à prefeitura e ter uma de suas empresas falidas. O debate ocorre na TV Globo Minas.

– Você não tem condição ética de ser prefeito. Deve IPTU e tem três motos importadas na garagem. Tem um carro importado que vale R$ 250 mil. Sua empresa faliu – disse Tibé.

Kalil respondeu ser um cidadão comum e, como não é deputado, não tem acesso fácil a recursos.

– Devo IPTU porque sou um cidadão comum. Não sou deputado igual a você. Devo porque sou igual a você, um cidadão pobre que tem que pagar a sua conta. Um deputao não sabe o que é isso – rebateu Kalil.

João Leite (PSDB), ex-goleiro do Atlético e que lidera a pesquisa com 35% dos votos, foi alvo de um ataque do petista Reginaldo Lopes. O tucano, que é deputado estaual e religioso, foi provocado pelo concorrente, que tocou no assunto relação entre homossexuais.

– O senhor disse num discurso na Assembleia Legislativa que a Bíblia combate o homossexualismo. O Papa Francisco já disse que não se pode condenar as pessoas por suas opções sexuais. O senhor é contra ou a favor das pessoas do mesmo sexo?João Leite respondeu que não abre mão de suas convicções, mas que, se eleito, irá governar sem discriminação.

– Penso também como o Papa, amo todas as pessoas. Respeito a vida de todos, como também espero que respeitem o que penso e os valores que defendo – respondeu o tucano.

– Que bom saber que o senhor mudou de opinião – disse o petista.

Rodrigo Pacheco (PMDB), que tem 2% nas pesquisas eleitorais, também atacou Kalil e afirmou que ele leva uma vida de marajá e que não tem condições de ser prefeito. Ele fez dobradinha com Tibé nos ataques ao candidato do PHS. Kalil ganhou direito de resposta e ironizou os dois adversários.

– Esses dois representam quem tem 0,8% de votos e outro que tem 0,4%. O que eles estão tentando fazer aqui é conseguir um milagre eleitoral. Nem aparecem na pesquisa – disse Kalil. João Leite aproveitou o debate para acenar com apoios no segundo turno. Ele elogiou o programa de Rodrigo Pacheco e afirmou que, se eleito, deseja adotar algumas de suas ideias.