Policial

De olho nos guardas

Os guardas municipais envolvidos em uma confusão com vendedores ambulantes em Cascavel serão investigados. A garantia é do diretor da Guarda no Município, coronel Avelino Novakoski. Trata-se de uma apuração de indício de infração disciplinar. “Essa primeira análise dura de 10 a 15 dias. Depois, dependendo do resultado, poderemos ter um direcionamento a algo mais concreto, até um processo administrativo”, explica.

Todos os guardas envolvidos na ação e também os vendedores ambulantes deverão ser ouvidos neste primeiro momento. “Vamos ter que ver, inclusive, o que ocorreu antes dessas filmagens, por isso todos têm de ser ouvidos”, afirma Novakoski.

A atitude tomada pela chefia da guarda ocorre após um vídeo divulgado na página social do vendedor Cezar Eleandro Martins, conhecido como “Rei da Cocada”. E ganhou bastante repercussão em redes sociais, de quem julga que os guardas não estão preparados psicologicamente para atuar, sequer para ter arma de fogo, e de quem considera a ação correta e um dever do Estado, já que um dos ambulantes foi detido acusado de latrocínio.

“xixi na roupa”

O “Rei da Cocada” acompanhou um desabafo à postagem do vídeo em redes sociais. “Deram choque nesse vendedor, a ponto de ele fazer xixi na roupa. Que descaso com o trabalhador. É assim que a nossa Guarda Municipal trata os vendedores. Se o rapaz tem problema com a Justiça ou não, cabe à Justiça decidir. Mas a maneira da abordagem é que nos deixa triste”, lamenta.

Uma das guardas municipais levantou a voz com os ambulantes, que afirmaram que o rapaz tinha licença para trabalhar com alguns produtos. A servidora proferiu palavras de baixo calão. “Cadê a nota fiscal dessa merda”? pediu, várias vezes, em tom considerado grotesco pelos ambulantes.

“Não podemos generalizar, pois sei que temos guardas bons e preparados. Mas também têm outros que precisam se preparar”, considera Cezar, na postagem.

Armas

Segundo o diretor da Guarda, coronel Avelino Novakoski, o processo para aquisição de armas para os guardas está concluso. “Fizemos toda a documentação, os exames psicológicos estão concluídos. Vamos terminar a elaboração para o prefeito assinar, e aí toda essa documentação vai para a Polícia Federal de Curitiba, que vai analisar e dar o aval”, explica.

Prefeito se manifesta

Provocado em rede social, o prefeito Leonaldo Paranhos também se manifestou a respeito do vídeo. “Será o mesmo vídeo, que os Guardas estão prendendo uma pessoa com mandado de prisão por homicídio, você acha que está errado? A Guarda chegou com respeito para fazer uma abordagem normal, porque alguém que está certo sai correndo? Quebrando tudo e ao ser alcançado reage com agressões,cuspindo nos guardas e tentando agredi-los”, questiona.

“Você sabe que eu sou rigoroso e tenho critérios, aliás, você sabe que tenho tido com a Guarda esse cuidado, agora não vamos admitir que bandidos venham ameaçar nossa população e nossa segurança”, encerra o prefeito, em comentários nas redes sociais.