Esportes

De olho no líder, Vasco recebe o Avaí nesta quarta

30563438105_95644e6f3f_o.jpg Entre gols marcados (25) e sofridos (17), o Vasco e sua torcida, como num casamento, já viveram bons e maus momentos em São Januário na Série B este ano. Em meio a tapas (quatro derrotas) e beijos (dez vitórias), a verdade é que – nos últimos jogos – o time tem tido dificuldade para convencer. E nesta quarta-feira, às 21h45m, contra o Avaí, a relação será colocada novamente à prova.

Uma vitória manterá o elenco vascaíno na cola do líder Atlético-GO, que, sexta-feira, enfrenta o Náutico, fora de casa. Hoje, quatro pontos separam as duas equipes. Mas uma derrota não só poderá aumentar a distância para a ponta, como levará o Avaí à mesma pontuação do Vasco: 57. Um cenário que time e torcida dos donos da casa querem evitar.

– Cada jogo é um jogo. Joguei aqui no ano passado contra o Avaí (1 a 0, gol de Biancucchi) e venci. Estamos encarando essa partida como uma decisão, um jogo de seis pontos. O Avaí é uma equipe que cresceu muito na competição, possui jogadores experientes e que estão acostumados a jogar na Série B. Então, o foco nesse jogo tem que ser total. Se ganharmos, estaremos muito próximos de retornar para a Série A – explicou Júlio César.

Autor da assistência para o gol de Thalles, o da vitória sobre o Paraná, sábado, por 1 a 0, em Cariacica, o lateral-esquerdo vê com naturalidade as recentes escalações de Henrique, de 22 anos, e Alan Cardoso, de 18, na posição. Vasco em 22 de outubro

– Acho importante o Vasco ter no elenco profissional jovens formados na base. Tinha tempo que o clube não fazia um bom trabalho nas categorias de base e revelava jogadores de qualidade. Essa mescla de experiência e juventude é muito bom – disse o jogador, de 34 anos.

Faltando seis rodadas para o fim da Série B, tanto Jorginho como os jogadores têm reconhecido uma oscilação do time nas partidas mais recentes. E os números comprovam: são duas vitórias (sobre Paraná e Londrina, na Arena da Amazônia) e três derrotas (para CRB, Paysandu e Náutico) nos últimos cinco jogos.

Na Colina, a trajetória da equipe de Jorginho começou com o triunfo sobre o Tupi. Até o último capítulo, a derrota para o CRB, por 2 a 1, no dia 15, alguns números chamam a atenção. A única vez que o time passou em branco foi na derrota para o Paysandu por 2 a 0, em 18 de junho.

Por outro lado, a defesa comandada por Martín Silva só não levou gols, em São Januário, em cinco de 14 partidas: nas vitórias sobre Tupi, Goiás (ambas por 1 a 0), Brasil, Joinville e Atlético-GO (as três, por 2 a 0).

Aliás, não levar gols tem sido uma missão difícil para a defesa vascaína. Em 32 rodadas, a melhor sequência do setor, neste quesito, aconteceu nas três primeiras rodadas, quando o time não teve as redes balançadas (4 a 0 no Sampaio Correia, 1 a 0 no Tupi e 2 a 0 no Vila Nova).30446854262_ea9cfd8110_b.jpg

Retrato de um time que tem o segundo ataque mais positivo (48 gols, um a menos que o CRB), mas que já foi vazado em 35 vezes, dez a mais, por exemplo, que o líder.

Ficha do jogo:

Vasco: Martín Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Júlio César; Douglas Luiz, William, Andrezinho e Nenê; Thalles e Éderson

Avaí: Renan, Luiz Gustavo, Fábio Sanches, Betão, Capa; Luan, Judson, João Filipe (Diego Jardel), Marquinhos; Romulo e William

Juiz: Marcos Mateus Pereira

Local: São Januário

Horário: 21h45m

Transmissão: Rede Globo e Rádios Globo e CBN