Cotidiano

De olho na bomba: “Respeite o Limite”

E questão de saúde e de cuidado com o meio ambiente e o próprio veículo orientar que o frentista abasteça o tanque do automóvel apenas até o travamento automático da bomba. O tema é tão sério, que existe até mesmo legislação que proíbe o abastecimento após o travamento da bomba, como a Lei Municipal 6.391, de 4 de setembro de 2014, que prevê inclusive multa em caso de descumprimento, e a Lei Estadual 18.619, de 13 de novembro de 2015. Isso tudo para evitar a contaminação pelo benzeno, uma substância tóxica existente na gasolina, que se manifesta quando o limite da bomba não é respeitado, podendo causar problemas de saúde e danos ao veículo.

Para orientar frentistas e condutores sobre a lei e as precauções que o benzeno requer, a Secretaria de Saúde, por meio da Visat (Vigilância em Saúde do Trabalhador), lança a campanha “Respeite o Limite. Abasteça o tanque só até o automático”.

A ideia é orientar a população que abastecer além do travamento automático da bomba pode prejudicar a saúde do frentista e do consumidor devido à inalação de vapores, além de contaminar o meio ambiente com possíveis derramamentos e danos ao veículo, como falhas no motor e queima da bomba de combustível.

box

De hoje até dia 31

Em Cascavel, a Vigilância em Saúde do Trabalhador visitará os postos de combustíveis para orientar frentistas e motoristas com a distribuição de material informativo. A campanha começou ontem (23) e segue até 31 de outubro.

Além de fazer orientação nos postos de combustíveis para frentistas e motoristas com distribuição de material, haverá entrega de materiais em unidades de saúde, no Paço Municipal, em autoescolas para futuros condutores e em empresas. Também será veiculado um spot nas rádios, igualmente educativo.

O que é?

Segundo o gerente da Visat, Wagner Gehlen, o benzeno é um líquido volátil, inflamável, transparente, incolor e altamente tóxico. Possui um odor característico. É uma substância considerada cancerígena pela Organização Mundial de Saúde. Além da gasolina, o benzeno é encontrado na indústria do couro, em adesivos, colas, tintas, em produtos derivados de petróleo, na metalurgia, siderurgia e na fabricação de veículos automotores.

Perigo

A exposição ao benzeno pode causar complicações de saúde como o chamado benzenismo, que, dependendo do grau de exposição, pode ser agudo – apresentando sinais e sintomas neurológicos -, ou crônico, que ocorre na presença de baixas concentrações de benzeno por um grande período laboral, com sinais e sintomas clínicos diversos, principalmente no sistema hematopoiético (formação do sangue), podendo causar doenças tais como anemia e leucemia. A inalação do benzeno por longos períodos é extremamente prejudicial à saúde.

 

A campanha

A campanha “Respeite o Limite. Abasteça o tanque só até o automático” é alusiva ao Dia Nacional de Luta contra a Exposição ao Benzeno, lembrado dia 5 de outubro desde 2012 por ocasião da reunião plenária da CNPB (Comissão Nacional Permanente do Benzeno), nacionalmente dedicada a homenagear e a lembrar as vítimas da exposição pelo benzeno e alertar para evitar que novas pessoas sejam vitimadas.