Cotidiano

De olho em investimentos, Argentina recebe 1.900 empresários de 67 países

201609131031038950_AFP.jpg

BUENOS AIRES – O presidente da Argentina, Mauricio Macri, inaugurou nesta terça-feira o evento que já é considerado um dos mais importantes do ano por seu governo: o Foro de Investimentos e Negócios da Argentina. Pela primeira vez, o país recebe a visita de cerca de 1.900 empresários de 67 países, incluindo 100 CEOs de grandes multinacionais como The Dow Chemical Company, IBM, Shell, Coca-Cola e British Petroleum.

A Argentina nunca tinha sido cenário de um encontro desta magnitude e importância.

? Não é difícil apaixonar-se por este país ? declarou Macri, em seu discurso de inauguração do encontro, realizado no Centro Cultural Kirchner (cujo nome o governo Macri pretende mudar, por lei), no centro da capital argentina.

? A presença de todos vocês ratifica uma nova etapa. Estamos em marcha, olhamos para nós e para o mundo com otimismo, com regras de jogo claras, sensatez e objetivos concretos ? assegurou o chefe de Estado.

Para Macri, a captação de investimentos estrangeiros é fundamental nos próximos meses para viabilizar seu plano de governo e, principalmente, para tirar o país da recessão na qual continua mergulhado. Na primeira metade deste ano, de acordo com dados da empresa de consultoria Abeceb, os investimentos estrangeiros diretos alcançaram US$ 1,7 bilhão, abaixo das expectativas da Casa Rosada.

O encontro, já chamado de ?mini Davos?, durará até a próxima quinta-feira.

? Queremos que vocês sejam parte desta etapa maravilhosa ? disse Macri, a uma plateia de representantes de algumas das empresas nacionais e internacionais mais importantes do mundo.

As mais altas autoridades do governo argentino participarão do evento, entre elas o ministro da Energia, Juan José Aranguren, e de Finanças, Alfonso Prat Gay.