Esportes

De olho em 2017, Zé Ricardo elogia ano rubro-negro e Fla inaugura novo CT

zericardo.jpg

O empate com o Atlético-PR fez o Flamengo termina em 3º lugar no Campeonato Brasileiro, uma campanha que, se não teve o título que chegou a ser bem possível durante parte do segundo turno, foi a melhor do rubro-negro nos últimos anos. Estreante no comando de uma equipe profissional, o técnico Zé Ricardo está confirmado no comando do time para a temporada de 2017, quando o Flamengo volta a disputar a Copa Libertadores após três anos.

BRASILEIRO: última rodada – 11.12

O treindor rubro-negro fez um balanço positivo da campanha do time e de sua própria participação ao longo da temporada que se encerra.

? Foi um ano extremamente difícil pelo que passamos em termos de logística. Demos uma cara para equipe, uma organização, e o time encontrou uma maneira de jogar. Em cima disso conseguimos uma pontuação que poderia nos dar o título, mas o Palmeiras fez uma campanha praticamente sem nenhum erro e mereceu. A torcida pode esperar uma equipe que vai partir do ano que vem já com alguma coisa. Pretendemos manter nossa base e fechar poucas contratações pontuais. E ano que vem vamos em busca de mais um ano forte, mas com títulos, porque a torcida merece ? disse o técnico.

A ideia do Flamengo é contrar três ou quatro reforços, se possível para que sejam titulares. Um primeiro volante e atacantes de lado são as posições prioritárias. Zé Ricardo declarou entender que o rubro-negro precisa mais do que apenas melhorar a qualidade do elenco. E afirmou que seu objetivo é conseguir fazer com que o time tenha ao menos mais uma alternativa tática de jogo para a próxima temporada. Em 2016, nas vezes em que ele mudou o sistema de jogo rubro-negro, o time não foi bem.

? Estruturar uma equipe, dar uma cara, não é fácil. Demanda tempo e treinamento. Encontramos uma boa maneira de jogar. Tivemos adversários difíceis na competição e entendemos que partimos de um início de 2017 promissor. Precisamos trabalhar mais os pontos fortes e ver onde erramos. O treino vai ser cada vez mais valorizado para criarmos opções dentro dessa maneira de jogar e conquistar títulos ? disse Zé Ricardo.

TREINADOR ‘EM EVOLUÇÃO’

Zé Ricardo disse considerar a si mesmo como um treinador ?em evolução?, e afirmou que pretende errar menos no próximo ano.

? Só tenho a agradecer a direção, presidência, jogadores e torcida, que tiveram paciência de esperar. O que muda para o ano que vem é o tamanho da responsabilidade. Temos uma torcida imensa sedenta por títulos e vamos trabalhar para fortalecer o que tem de bom, diminuir os erros, evitar as situações do acaso para que em 2017 o Flamengo se aproxime dos títulos. ? frisou o treinador, que lamentou ter deixado escapar o título brasileiro:

? Estou em eterno crescimento. Com certeza o Zé que começou era um e agora é outro porque vivi muitas experiências. Eu me vejo em constante aprendizado. Sou um treinador que conseguiu fazer trabalho que trouxe o Flamengo para a Libertadores. Infelizmente o título não veio, mas a gente entende que, com a ajuda da comissão, fizemos um trabalho muito bom.

A primeira novidade do período de férias do Flamengo não será uma contratação de impacto, mas é um reforço considerado fundamental em termos de estrutura. Depois de uma longa obra que consumiu pelo menos os últimos quatro anos, o clube vai inaugurar nesta terça-feira o seu novo Centro de Treinamento, no Ninho do Urubu, em Vargem Grande.

A diretoria prepara uma cerimônia para celebrar a abertura de um espaço completo de preparação dos jogadores, com piscinas, salas para comissão técnica, academia, auditório, salas de lazer, cozinha, refeitório e quartos para todo o elenco profissional. O time do Flamengo já fará a pré-temporada de 2017 treinando e dormindo no novo CT do Ninho do Urubu.

info-numeros-brasileirao