Cotidiano

De música pop a pornô gay, mapa revela o que cada país faz melhor

RIO ? Cada nação ocupa o topo em algum aspecto. Seja o acesso rápido a wi-fi na Lituânia, a alta qualidade da música pop na Suécia ou a propensão pouco conhecida da Malásia para a produção de luvas de borracha. Para descobrir o que cada país faz com mais “perícia”, o jornalista de dados David McCandless pesquisou por quase um mês e divulgou seus resultados distribuídos em um colorido mapa do mundo, nesta sexta-feira.

Com base em estatísticas colhidas em grandes bancos de dados (ONU, Banco Mundial, CIA World Factbook) e em buscas específicas no Google, ele chegou a conclusões surpreendentes, como o fato de a produção de pornô gay no Paquistão estar muito acima da média de qualquer outro país, por exemplo. Outras conclusões eram bem mais esperadas: o Brasil se destacou pela produção de açúcar, e Cuba, pela intensa formação de médicos.

O mapa, intitulado “Números Um Internacionais”, foi divulgado no site “Information is besutiful” e revela diversas felizes surpresas: Ruanda é o país que mais se destaca por ter mulheres no parlamento; Pápua Nova Guiné, pela diversidade humana; a Zâmbia, pela grande quantidade de empreendedoras mulheres; Israel recebeu destaque pela pesquisa médica; e o Panamá, pelo melhor sistema de aposentadoria.

O responsável pelo projeto explicou ao jornal “The Independent” que priorizou a qualidade de todas as fontes para cada nação.

? Quando encontrávamos mais de uma opção para o mesmo país, escolhíamos o “produto” mais interessante ou divertido, mas mantemos as outras alternativas na folha de dados ? contou David McCandless, acrescentando a boa surpresa que teve ao perceber os destaques de nações africanas. ? Eu acho ótimo que muitos países africanos, como Uganda, Ruanda e Zâmbia estejam crescendo em negócios e empreendedorismo, assim como na representação feminina nos parlamentos.

Os diversos “produtos” foram classificados em categorias, como economia, gastronomia e commodity. Cada uma foi representada por uma cor diferente.

HÁ TAMBÉM A CATEGORIA ‘DESAGRADÁVEL’

Mas nem tudo é comemoração. Alguns países entraram na categoria “Nasty” (algo como “desagradável”), recebendo uma tarja preta. Os Estados Unidos são um exemplo, identificados como a nação que mais produz e-mails de spam. Outros casos são ainda mais graves: a Nigéria é reconhecida pelo casamento infantil; o Iêmen, pela desigualdade de gênero; a Somália, pela mutilação genital feminina; a Turquia, pela censura no Twitter; a Geórgia, pela enorme quantidade de pessoas homofóbicas no país; e a China, pelas frequentes prisões de jornalistas.

O destaque de Honduras foi o que mais chamou a atenção de McCandless: o território hondurenho é marcado por assassinatos, em geral.

No campo psicológico, o continente americano é destaque absoluto: a Colômbia vence em felicidade; o Paraguai, em positividade; a Costa Rica, em bem-estar; e o Canadá, em liberdade pessoal. O único país fora das Américas a liderar em algum aspecto relacionado a essa categoria de psicologia é a Espanha, com sua inclusão LGBT.

Para McCandless, a maior curiosidade está relacionada à Bolívia:

? Achei uma anomalia a Bolívia ser classificada como a melhor em castanhas-do-pará (chamadas em inglês de “Brazil nuts”) ? brincou ele.