Cotidiano

De magnata a presidente dos EUA, o êxito político de Trump

WASHINGTON ? Ainda é difícil medir as consequências da vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais americanas. Mas já é possível traçar algumas razões do êxito político do magnata que o levaram a vencer a candidata democrata, Hillary Clinton, contrariando pesquisas e deixando o mundo em choque.

Trump baseou sua campanha em um desafio constante às instituições e aos políticos tradicionais. Talvez, o principal mérito do candidato tenha sido detectar e aproveitar da rejeição profunda dos eleitores ao establishment.

Durante a dura e agressiva campanha contra Hillary, a personalidade de Trump serviu mais de atrativo do que as suas próprias propostas. Os discursos improvisados que atraíram milhares de pessoas a barulhentos comícios foram impulsionados com sua filosofia política de uma só palavra: ganhar. Ele falou como nenhum outro político tinha feito antes.

A mensagem do bilionário de Nova York, de 70 anos, encontrou um apoio que poucos esperavam nos Estados Unidos dos brancos e dos trabalhadores, nas zonas industriais e rurais onde as cicatrizes da grande recessão continuam abertas.

Essa foi a sua rebelião, um magnata do setor imobiliário e dos reality shows disposto a reescrever normas e insultar qualquer um no seu caminho.

Trump praticamente não teve equipes contratadas no âmbito local e seus anúncios na TV estavam muito longe da campanha publicitária de sua rival. A campanha da democrata arrecadou US$ 513 milhões, quase o dobro de Trump, contando os US$ 66 milhões que ele colocou do próprio bolso.

Embora analistas e políticos de ambos os partidos não o levaram a sério num primeiro momento, ele reivindica ter consolidado um movimento de apoio de eleitores que há tempos estão descrentes com a política.

? Os homens e as mulheres esquecidos no nosso país não serão esquecidos ? disse durante a campanha.

A vitória do republicano representa uma mudança dramática não só para os americanos, mas para as pessoas de todo o mundo alarmadas com os seus discursos e propostas polêmicas, e com sua dura retórica sobre antigos aliados e outras culturas.

O resultado pode ainda ser visto como uma contestação devastadora, embora confusa, das políticas do presidente Barack Obama, que, no entanto, continua sendo popular.