Esportes

De limpeza a cerveja: holandeses levam 'compras do mês' à Vila

13840464_1418695331479086_779978361_o.jpg

Enquanto reparos de última hora são feitos na Vila Olímpica, após a identificação de problemas nos prédios de algumas delegações, os atletas que chegam tentam dar seu jeito. Nesta segunda-feira, uma cena que chamou atenção foi o carregamento holandês de itens de limpeza.

Segunda-feira na Vila Olímpica

Cinco integrantes da delegação holandesa entraram no espaço comum da Vila Olímpica carregando produtos de limpeza como rodos e produtos químicos. Chamou mais atenção o fato de ter muitos tapetes de banheiro no meio deste material. Eles utilizaram, inclusive, um carrinho para levar todos os equipamentos comprados.

Nenhum deles quis comentar a situação. Mas não demonstraram mau humor. Pelo contrário, fizeram até graça para os fotógrafos que registravam o momento. No meio de todo o material, ainda havia um engradado de cerveja e uma caixa vinho.

Existe na Vila Olímpica um serviço diário de manutenção e limpeza dos quartos dos atletas, semelhante ao que existe em hotéis. O serviço é oferecido em todos os prédios, e os atletas não precisam pagar por ele. Neste início de operação da Vila, a Comlurb está sendo responsável por realizar uma faxina geral nos apartamentos.

O bom humor dos holandeses ao levarem suas “compras do mês” à Vila Olímpica contrastou com as reclamações de algumas delegações devido a problema encontrados no local. As reclamações não se limitaram ao prédio da Austrália, cuja chefe de delegação Kitty Chiller chegou a classificar os apartamentos como “inabitáveis” no domingo.

No prédio que abriga a delegação do México, por exemplo, foram identificadas infiltrações em tetos de apartamentos e entupimento de ralos. Além disso, a equipe de handebol de Angola notou a ausência de aparelhos de televisão nos quartos – parte das medidas de contenção de gastos tomadas pelo Comitê Rio-2016.