Cotidiano

De janeiro a outubro foram registrados 150 novos casos de HIV

Em 2014, eram 95 novos casos de homens e 61 mulheres

Cascavel – No próximo dia 1º de dezembro, o Ministério da Saúde deve lançar mais uma campanha alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Mais uma vez os holofotes estarão focados na prevenção, um tema necessário visto que os números do Cedip (Centro Especializado de Doenças Infecto-Parasitárias) apontam que muitas pessoas ainda não estão se protegendo como deveriam. 

De janeiro a outubro deste ano foram registrados 150 novos casos. Desses, 109 são homens e 41 mulheres. Se comparado com o mesmo período do ano passado, até o momento o Cedip registrou seis casos a menos, mas em contrapartida aumentaram os casos entre o sexo masculino. Em 2014 eram 95 novos casos de homens e 61 mulheres. 
De acordo com a coordenadora do Cedip, Josana Dranka, atualmente 2.350 pessoas recebem acompanhamento pelo Centro e destaca que a faixa etária dos 20 aos 35 anos é a mais preocupante.

“Desse total, cerca de 850 fazem uso do coquetel. Jovens entre 20 e 35 anos, mesmo com tanto acesso à informação, não têm sido o suficiente para prevenção. Vamos bater na mesma tecla: antes de namorar o parceiro (a) ou mesmo teve outros relacionamentos, é necessário o uso do preservativo, assim também estará evitando outras doenças sexualmente transmissíveis”, ressalta Dranka. 

Em relação à quantidade de testes rápidos, os números ficaram dentro do esperado. De janeiro até outubro foram feitos 2.416, ou seja, dez a mais que em 2014 durante o mesmo período. Em relação a mortes devido à doença ao longo do ano passado, foram 29 e em 2015 somam 14, uma queda de 52% e nos últimos dez anos ao todo 350 pessoas perderam suas vidas.

(Com informações de Eliane Alexandrino)