Cotidiano

De dar água na boca!

Feijão, arroz, frango, peixe, muita verdura, frutas, leite na mamadeira e açúcar na medida. O cardápio dos Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) de Cascavel é de dar água na boca e alvo de muitos elogios, especialmente dos pais.

Uma das características são os produtos fresquinhos e na medida certa para garantir uma saúde de qualidade aos pequenos de até quatro anos. Segundo o diretor do Cmei Dra. Zilda Arns Neumann, no Bairro Santa Cruz, Maxsoel Schimidt, há dois cardápios diferenciados, um para as crianças do berçário de até um ano de idade e outro às crianças a partir de um a quatro anos.

“No primeiro caso, tem papinha e mamadeira e no outro são servidas cinco refeições por dia, começando pelo café da manhã, depois uma fruta, almoço, lanche da tarde e janta”, explica. Aos bebês que já ingerem alimentos sólidos são servidos almoço e janta, porém, toda a comida é amassada para facilitar a ingestão. “Temos aqui 188 estudantes, 30 menores de um ano e 158 acima dessa idade”, ressalta o diretor.

Todo o cardápio das crianças que frequentam os Cmeis é preparado por quatro nutricionistas do Setor de Nutrição Escolar. Por dia, entre as 61 escolas e 52 Centros, são servidas 55,6 mil refeições a mais de 30 mil estudantes, com mais de 70 itens que compõem toda a alimentação. Os cardápios são diferenciados para escolas e Cmeis. Nas escolas são elaborados mês a mês, quando os alunos recebem uma alimentação por dia. Já o cardápio de Cmeis é elaborado anualmente, respeitando a faixa etária.

Restrições

Alunos com diabetes, colesterol, intolerância à lactose, alergia à proteína do leite, ao ovo, celíacos, entre outros, são atendidos de forma diferenciada e recebem a merenda escolar conforme suas necessidades. “Quem tem alguma restrição, o Setor de Nutrição Escolar encaminha uma merenda especial. Ela é muito semelhante ao que os outros consomem, só que sem aquilo que faz mal para a criança. Isso é feito desde o berçário”, garante Schimidt.

Cardápio:

Arroz

Feijão

Saladas variadas

Carnes de boi, frango, peixe e porco

Ovo cozido

Omelete

Mamadeira aos bebês

Frutas

De olho nas regras

Não é qualquer tipo de comida que vai à mesa dos refeitórios dos Cmeis de Cascavel. Segundo Schmidt, há um cuidado especial na hora do preparo do cardápio e da refeição. “Não temos total liberdade para inventar o que quiser para as crianças consumirem. Tudo é bem regrado e repassado pelas nutricionistas responsáveis. No cardápio, só tem aquilo que é de valor nutricional, de acordo com o que os alunos precisam”, diz.

A merendeira Eliete Vanessa Cavalheiro, que há quatro anos trabalha no Cmei, conta que sempre fica de olho na qualidade da comida que ajuda a preparar. “A comida é muito boa, com bastante variedade”, afirma. Ela e suas colegas participam todos os anos de cursos de aprimoramento, dados pelo Setor de Nutrição Escolar.

Durante as aulas são repassadas as porções ideais dos alimentos, a quantidade de temperos e quais podem ser usados, em quais horários as crianças podem consumir alimentos que contenham açúcar e qual o volume necessário. Há ainda uma proibição: as frituras. “Não pode ter nada frito na alimentação dos alunos”, destaca o diretor. Além disso, periodicamente as nutricionistas visitam os Cmeis para reforçar as orientações.

Horta

No Cmei Dra. Zilda Arns Neumann tem ainda um diferencial importante quanto ao cuidado com a alimentação das crianças. Por lá, um projeto iniciado neste ano ensina, desde pequeno, a importância de comer bem e com saúde. Uma horta com couve-folha, rúcula, beterraba, cenoura e outras tantas variedades de verduras e legumes é cultivada pelos próprios alunos com a ajuda das professoras, e é mais um recurso utilizado na hora da aprendizagem.

Por enquanto, apenas uma colheita foi feita, já que alguns alimentos ainda estão em fase de desenvolvimento. Em breve, farão parte da alimentação das crianças. “A gente recebe da prefeitura todos os alimentos, mas nada impede que usemos os da nossa horta para incrementar o cardápio”, comenta Schimidt.