Cotidiano

De 'Caverna do dragão' a Bob Esponja, jornalista investiga mitos do pop

RIO ? Em 1999, Pablo Miyazawa era repórter da revista ?Herói?. Recebeu, por e-mail, um texto que circulava como corrente e contava o ?verdadeiro final? da série ?Caverna do dragão?, desenho animado que fez sucesso nas manhãs da TV Globo. Com pinta de teoria da conspiração, a mensagem dizia que os heróis estavam mortos durante todo o tempo, e que Uni, o fofo unicórnio da turma, era nada menos do que um fiel emissário do tinhoso. Desconfiado, o jornalista entrou em contato com os criadores do programa e descobriu que, apesar de sedutor, o boato não tinha qualquer fundamento. Foi a primeira lenda urbana do universo do entretenimento que ele ajudou a desvendar. Agora, depois de 17 anos, o autor se debruça sobre mais um punhado delas em ?52 mitos pop? (Paralela).

? Investigar os detalhes da cultura pop se tornou uma consequência natural da minha profissão ? conta ele, que foi editor-chefe da revista ?Rolling Stone? e atualmente está à frente do site sobre videogames ?IGN Brasil?. ? Felizmente para mim, acabei passando por veículos em que tive a permissão e a obrigação de mergulhar a fundo nos meus assuntos favoritos.

DE ORSON WELLES A PINK FLOYD

Nas 144 páginas do livro, ele mostra que os episódios não se concentram apenas no mundo dos desenhos animados. Miyazawa conta que boatos cercam as histórias de tipos tão distintos quanto interessantes, como Orson Welles, Mario Bros, os integrantes do Pink Floyd e o elenco de ?Poltergeist?, que passou por várias tragédias.

Alguns mitos do pop, segundo Pablo Miyazawa

O preferido dele, inclusive, vem do cinema. Teorias elaboradas na internet ?comprovam? que Stanley Kubrick foi escolhido para filmar uma encenação sobre a chegada do homem à Lua:

? A internet ajuda a desvendar, mas também é responsável por espalhar mentiras, porque, em vários casos, a versão falsa é muito mais saborosa. A história do Kubrick é boa demais para ser verdadeira.

Da lista de mistérios pesquisados, Miyazawa elege o mais inverossímil: aquele que envolve Bob Esponja Calça Quadrada, o personagem criado pela Nickelodeon em 1999. Um relato de um suposto ex-funcionário do canal conta que existe um episódio ?maldito? da série, feito por um antigo ilustrador do programa. Nele, o antipático Lula Molusco decide se matar.

? Não consigo engolir muito a ideia de um episódio ?maldito? de Bob Esponja, e também duvido que as tragédias com o elenco de ?Poltergeist? são algo maior do que tristes coincidências.

Embora, na capa, o livro prometa revelar ?mentiras e verdades nos boatos do mundo do entretenimento?, em alguns casos o autor se limita a narrar as lendas, sem tentar desvendá-las. Miyazawa explica:

? Sempre que possível busquei trazer a verdade absoluta sobre cada caso, mas não deixei de mostrar as outras camadas que fazem cada história ser considerada um mito. Essa é a ideia do livro: mostrar os vários lados de uma mesma moeda, mas deixando claro que nem sempre a versão verdadeira é a mais interessante.

?52 mitos pop?

Autor: Pablo Miyazawa.

Editora: Paralela.

Páginas: 144.

Preço: R$ 34, 90.