Cotidiano

De 80 deputados que concorreram a prefeito ou vice, 53 foram derrotados

BRASÍLIA – Dos 80 deputados que concorreram às eleições para prefeito e vice-prefeito, apenas dez se elegeram. Outros 16 estão disputando o segundo turno e 53 foram derrotados pelas urnas, o que corresponde a 66,25% do total de parlamentares que se candidataram. Há um caso de recurso indeferido para concorrer, segundo levantamento feito pela Secretaria-Geral da Câmara.

O PT teve o maior número de derrotados: sete dos 53. O PCdoB e o PSB perderam em seis cidades cada. Do PSDB, PMDB e PRB, não se elegeram quatro deputados de cada uma das legendas. Os demais parlamentares que perderam as eleições se distribuem entre PSOL, PR, PSD, PTB, SD, PPS, DEM, Rede, PROS, PDT, PHS e PTdoB.

Da bancada federal do Rio, 14 disputaram a prefeito ou a vice e nove perderam: Pedro Paulo (PMDB), Jandira Feghali (PCdoB), Alessandro Molon (Rede), Índio da Costa (PSD), Glauber Braga (PSOL), Alexandre Valle (PR), Hugo Leal (PSB), Áureo (SD), e Rosangela Gomes (PRB). Outros três se elegeram no primeiro turno: Fernando Jordão (PMDB) a prefeito de Angra dos Reis, Fabiano Horta (PT), de Maricá, e Dr. João (PR), de São João de Meriti. O deputado Washington Reis (PMDB) disputa o segundo turno da eleição em Duque de Caxias, e Marquinhos Mendes (PMDB) teve a candidatura indeferida.

Entre os deputados que renunciarão ao cargo para administrar prefeituras estáEdinho Araújo (PMDB-SP), que foi ministro dos Portos da então presidenteDilma Rousseff. Ele foi indicado pelo então vice-presidente Michel Temer,antes da petista e do peemedebista romperem relação. Edinho venceu a eleição em São José do Rio Preto. A deputada Moema Gramacho (PT-BA),uma das mais estridentes vozes na Câmara contra o impeachment de Dilma, vai governar a cidade de Lauro de Freitas.

O deputado Bruno Covas (PSDB-SP) deixará o mandato para ser vice-prefeito de São Paulo na chapa do também tucano João Dória. O deputado Manoel Júnior (PMDB-PE), um dos maiores aliados do presidente cassado da Câmara, Eduardo Cunha, será vice-prefeito de João Pessoa, na chapa de Luciano Cartaxo (PSD).