Economia

Day Trade x Swing Trade: entenda as diferenças ao investir

Esse tipo de operação apresenta subdivisões em relação a estilos operacionais

Day Trade x Swing Trade: entenda as diferenças ao investir

Existem diferentes maneiras de se ganhar dinheiro investindo: no mercado de renda fixa, no de renda variável, no curto, no médio e longo prazo. Para o investidor, o interessante é saber que, a partir do momento em que se cadastra em uma corretora, tudo passa a depender de sua estratégia e da capacidade de escolher os ativos certos para determinado momento.

Dentro desse universo, uma das práticas mais promissoras é a do trade, na qual os resultados costumam aparecer de maneira bastante rápida. Esse tipo de operação apresenta subdivisões em relação a estilos operacionais. Alguns deles são o position trade, o scalper e o high speed trading, sendo os dois mais conhecidos o Day Trade e o Swing Trade.

Day Trade

O Day Trade é a prática da movimentação de ativos em curto prazo. O investidor que atua nesta modalidade é conhecido como day trader, ou seja, o especialista que se concentra em operações que começam e terminam sempre no mesmo dia.

Nesse tipo de operação, respeitam-se os horários das bolsas de valores, com o intuito de se desenhar estratégias conforme o período de funcionamento do pregão. É possível, por exemplo, comprar um ativo pela manhã e se desfazer dele no fim da tarde caso haja valorização.

Para fazer Day Trade é importante que o investidor trabalhe com critérios, assumindo riscos controlados. No geral, isso depende do entendimento de técnicas como a análise gráfica de ações. É ela que permite compreender a movimentação dos valores dos ativos mesmo em um período significativamente curto como de um dia.

Em muitos casos, os interessados acabam confundindo a figura do day trader com o trader. O segundo representa uma categoria de investidores mais ampla, podendo compreender o investidor que mantém sua posição ao longo de semanas.

Swing Trade

Outra possibilidade de operação muito conhecida dentro é o chamado Swing Trade. Neste caso, as movimentações podem compreender um período maior, mas nem tanto, chegando a no máximo duas semanas. Tecnicamente, a operação passa a ser chamada de Swing Trade quando ela é realizada entre sete e catorze dias.

O investidor chamado de swing trader acompanha as oscilações e repensa sua estratégia com maior tranquilidade em relação ao day trader. Pensando em termos de segurança, o Swing Trade representa uma possibilidade de investimento de curto prazo, mas com menor risco em comparação com o Day Trade.

Também no Swing Trade a análise gráfica aparece como um recurso muito útil, pois a partir dela o investidor pode observar a movimentação dos ativos, considerando um histórico curto, mas relativamente mais claro de evolução na bolsa, ao longo dos dias.

O Swing Trade é mais indicado para o investidor em renda variável que busca resultados rápidos, mas precisa de um volume maior de informações sobre os ativos para tomar decisões, ainda que esse volume não seja tão elevado.

Qual é a melhor escolha

É importante que o investidor não confunda rapidez com pressa. De fato, praticando o Trade ele pode ganhar dinheiro no curto prazo, sem esperar anos até que um ativo se valorize consideravelmente. Entretanto, para ter sucesso nesse tipo de prática é preciso uma boa dose de conhecimento e prática.

O trabalho com ferramentas, como o simulador de investimentos, e o estudo aprofundado da análise técnica ou gráfica de ações acabam sendo os melhores caminhos para o sucesso nessa modalidade, que também exige tempo e dedicação.

No geral, para o investidor que já domina a análise gráfica, o Day Trade é uma modalidade favorável, por trazer resultados mais rápidos. Sendo capaz de identificar oscilações dentro de poucas horas, é possível enxergar a possibilidade de lucro e assim ter resultados imediatos na Bolsa.

Para aquele que ainda não tem esse domínio amplo, mas entende um pouco desse ambiente, o Swing Trade acaba sendo a melhor solução. Nele é possível usar informações extraídas de um, dois ou vários dias anteriores ao da operação para chegar a uma decisão a respeito do investimento.

Isso não significa que o Swing Trade seja necessariamente uma etapa anterior ao Day Trade. A escolha tem relação com a adaptação e o conforto que o investidor tem com o tipo de prática adotada. Em suma, varia conforme o perfil de cada investidor.

**** Conteúdo Publicitário