Cotidiano

Datafolha: Russomanno lidera isolado disputa em SP

SÃO PAULO. A um mês do início da campanha eleitoral municipal, o deputado federal Celso Russomanno (PRB-SP) lidera isoladamente a disputa pela Prefeitura de São Paulo com 25% das intenções de voto, de acordo com pesquisa divulgada nesta sexta-feira pelo jornal ?Folha de S.Paulo?, feita pelo Datafolha.

Os números do Datafolha salientam ainda a forte rejeição dos paulistanos ao atual prefeito, Fernando Haddad, que tenta a reeleição: 45% dos ouvidos pela pesquisa afirmaram que não votariam nele de jeito nenhum.

Russomanno aparece à frente das ex-prefeitas Marta Suplicy (PMDB), com 16%, e Luiza Erundina (PSOL), com 10%. Haddad aparece com 8%, em empate técnico com João Doria (PSDB), que tem 6%.

Russomanno venceria todos os seus adversários em simulações de segundo turno.

Marco Feliciano (PSC) foi citado por 4% dos eleitores e Andrea Matarazzo (PSD), por 3%. Brancos e nulos somam 19% e outros 4% não souberam opinar. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa, que ouviu 1.092 pessoas, foi realizada entre as últimas terça e quarta.

Como Russomanno pode ser impedido de concorrer ? caso o Supremo Tribunal Federal (STF) confirme condenação dele por peculato (desvio de dinheiro público) ?, o Datafolha também pesquisou o cenário eleitoral sem sua candidatura. Aí a liderança fica com Marta, com 21%, seguida por Erundina, com 13%, e Haddad, com 11%. Doria aparece com 7% e Matarazzo e Feliciano estão empatados com 5%.

Nesse cenário, os votos brancos e nulos vão a 25%; outros 5% dos entrevistados não souberam responder.

Haddad é seguido em número de rejeições por Feliciano ? reprovado por 32% dos ouvidos, e Marta, com índice de 31%.

Nas simulações de segundo turno, Russomanno mantém vantagem acima dos 15 pontos percentuais sobre seus quatro principais rivais.

Contra Doria, o deputado venceria por 58% a 18%. Em uma simulação de segundo turno entre Haddad e Doria, o tucano aparece com 34% ante 30%.

Líder em um dos cenários pesquisados pelo instituto, Marta Suplicy desponta como principal rival de Russomanno em simulações de segundo turno.

Outra pré-candidata que governou o município pelo PT, Luiza Erundina, aparece em condições melhores do que da última vez que disputou o cargo, em 2004, quando obteve só 4% dos votos válidos.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número SP-02963/2016.