Cotidiano

Datafolha: João Leite (PSDB) segue à frente de Kalil (PHS) em BH

RIO ? A corrida eleitoral na capital mineira permanece relativamente estável, com uma leve queda nos números dos dois primeiros colocados, João Leite (PSDB) e Alexandre Kalil (PHS), segundo a pesquisa Datafolha, encomendada pela TV Globo e divulgada nesta terça-feira. O tucano caiu de 33% das intenções de voto para 32%, enquanto Kalil perdeu três pontos percentuais, e está agora com 18%. A variação da pesquisa está dentro da margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Eles são seguidos por Délio Malheiros (PSD), Rodrigo Pacheco (PMDB) e Reginaldo Lopes (PT), tencicamente empatados com 6%, 5% e 4%, respectivamente. Os candidatos Luis Tibé (PTdoB), Eros Biondini (PROS), e Maria da Consolação (PSOL) aparecem embolados, todos empatados numericamente com 3%. Em seguida, vêm Sargento Rodrigues (PDT) e Marcelo Álvaro Antônio (PR), com 2% das intenções de voto cada, e, por último, Vanessa Portugal (PSTU), com 1%. Brancos e nulos somam 15%, e 7% ainda estão indecisos ou não responderam à pesquisa.

A pesquisa anterior do Datafolha, realizada no dia 21 de setembro apresentou resultados semelhantes, com uma grande difereça entre os dois primeiros candidatos em relação aos seguintes.

O instituto também avaliou as intenções de voto para o segundo turno. Em uma provável disputa entre os dois primeiros colocados, João Leite teria 49% e Kalil teria 30% das intenções de voto. Brancos e nulos somaram 17%, enquanto outros 4% não souberam responder.

O Datafolha ouviu 1.022 eleitores no dia 26 de setembro, e o nível de confiança é de 95%, o que significa que, considerando a margem de erro, a chance de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o protocolo MG-05425/2016.

Os candidatos também foram avaliados em termos de rejeição. Quem aparece em primeiro lugar é Alexandre Kalil (30%), seguido por João Leite (21%), Vanessa Portugal (20%), Reginaldo Lopes e Délio Malheiros (18%), Sargento Rodrigues e Luis Tibé (17%), Maria da Consolação e Eros Biondini (15%), Marcelo Álvaro Antônio (12%) e Rodrigo Pacheco (11%). 4% dos eleitores votariam em qualquer um, enquanto 6% rejeitam todos ou não votaria em nenhum. 10% não souberam responder.

Confira abaixo os percentuais de cada candidato:

João Leite (PSDB) – 32%

Alexandre Kalil (PHS) – 18%

Délio Malheiros (PSD) – 6%

Rodrigo Pacheco (PMDB) – 5%

Reginaldo Lopes (PT) – 4%

Luis Tibé (PTdoB) – 3%

Eros Biondini (PROS) – 3%

Maria da Consolação (PSOL) – 3%

Sargento Rodrigues (PDT) – 2%

Marcelo Álvaro Antônio (PR) – 2%

Vanessa Portugal (PSTU) – 1%

Branco/nulo – 15%

Não sabe/não respondeu – 7%