Cotidiano

Datafolha: Freixo cai 13 pontos entre eleitores com nível superior

centro-texto.jpgRIO ? Pesquisa Datafolha sobre o segundo turno no Rio, divulgada na sexta-feira, mostra que o percentual de intenção de voto no candidato do PRB, Marcelo Crivella, mais cresceu entre os eleitores maiores de 60 anos. Entre eles, Crivella subiu 11 pontos em relação ao levantamento feito na semana passada. Ainda segundo a pesquisa, o candidato do PSOL, Marcelo Freixo, perdeu mais votos ? 13 pontos percentuais ? entre os eleitores com renda maior que dez salários mínimos, justamente no único recorte da pesquisa anterior em que ele ganhava.

Eleições Rio

Nessa faixa de renda, Freixo tinha 43% e passou para 30%, enquanto Crivella passou de 35% para 39% das intenções de voto. Já entre os eleitores da terceira idade, o candidato do PRB ampliou a diferença sobre o adversário de 9 para 29 pontos percentuais. Crivella passou de 39% para 50%. E Freixo caiu de 30% para 21%.

Freixo perdeu votos também entre o eleitorado feminino. Ele passou de 30% para 25%, enquanto Crivella subiu três pontos percentuais e passou de 42% para 45% das intenções de voto. Entre os homens, o candidato do PRB cresceu seis pontos, passando de 47% para 53%. E o candidato do PSOL se manteve com 25%.

Marcelo Freixo cresceu somente entre os eleitores com renda entre 5 e 10 salários mínimos e com idade entre 25 a 34 anos ? quatro pontos percentuais ? e entre a faixa etária de 35 a 44 anos e eleitores com nível superior. Nesses dois últimos recortes, o candidato do PSOL cresceu um ponto percentual na pesquisa.

Já Crivella caiu de 50% para 44 % da intenção de voto eleitorado entre 25 e 34 anos, e de 45% para 38%, entre os eleitores com renda entre 5 e 10 salários. Ele se manteve estável com 36% das inteções de voto dos eleitores com nível superior. E perdeu dois pontos entre a faixa etária de 35 a 44 anos, passando de 46% para 44%.

O Datafolha ouviu 1.152 eleitores entre esta quinta e sexta-feira. A pesquisa está registrada no TRE-RJ com o número RJ-03342/2016. O levantamento do instituto foi encomendado pela TV Globo em parceria com o jornal “Folha de S.Paulo”. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se for levado em conta a margem de erro de três pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

Viu alguma irregularidade na campanha? Fotografou? Fez um vídeo? Mande para o WhatsApp Eleições 2016 do GLOBO: (21) 99999-9114