Cotidiano

Datafolha: em BH, João Leite (PSDB) permanece na liderança com 33% das intenções de voto

RIO – Os dois candidatos com mais intenção de voto na corrida para a Prefeitura de Belo Horizonte cresceram na nova pesquisa de realizada pelo instituto Datafolha que foi divulgada nesta quinta-feira. João Leite (PSDB), que no levantamento anterior, realizado no dia 8 de setembro, aparecia com 30% das intenções de voto, registrou 33% das intenções na nova rodada ? o crescimento, entretanto, está na margem de erro de três pontos para mais ou para menos. Em segundo lugar, Alexandre Kalil (PHS) surge com 21% das intenções, contra 19% registrado na pesquisa anterior.

Depois, três candidatos surgem tecnicamente empatados: Délio Malheiros (PSD), com 6% das intenções; Reginaldo Lopes (PT), com 4%; e Rodrigo Pacheco (PMDB), com 3%. Na última rodada de pesquisas, Délio Malheiros (PSD) e Reginaldo Lopes (PT) tinham 4% das intenções. Já Rodrigo Pacheco (PMDB) registrou 2% no levantamento realizado no início do mês.

Na pesquisa divulgada nesta quinta-feira, Eros Biondini (PROS), Luis Tibé (PTdoB), Sargento Rodrigues (PDT) e Marcelo Álvaro Antônio (PR) aparecem com 2% das intenções de voto, seguidos por Vanessa Portugal (PSTU) e Maria da Consolação (PSOL), com 1% cada. Entre os eleitores ouvidos na pesquisa, 14% declarou o voto em branco ou nulo, enquanto 8% não sabe ou não respondeu. No levantamento anterior, Eros Biondini e Luis Tibé tinham 3% de intenções de voto, enquanto Sargento Rodrigues, Vanessa Portugal e Marcelo Álvaro Ântonio tinham 2%. Maria da Consolação registrou, na ocasião, apenas 1%. Brancos e nulos eram 16% e não souberam ou não responderam eram 11%.

No primeiro levantamento, realizado pelo Datafolha entre os dias 23 e 24 de agosto, João Leite tinha 26%, seguido por Alexandre Kalil (14%), Eros Biondini (6%), Luis Tibé e Vanessa Portugal (4%), Sargento Rodrigues, Délio Malheiros e Marcelo Álvaro Ântonio (3%) e Reginaldo Lopes e Maria da Consolação (2%). Rodrigo Pacheco não tinha pontuado. Brancos e nulos eram 18% e não souberam ou não responderam eram 15%.

A nova pesquisa Datafolha também registrou a rejeição dos candidatos. Alexandre Kalil aparece com o maior índice: 23%, seguido por João Leite (19%), Vanessa Portugal (18%) e Reginaldo Lopes (17%). Na sequência, Sargento Rodrigues, Délio Malheiros e Luis Tibé apresentam 14% de rejeição, seguidos por Maria da Consolação e Eros Biondini, com 13%. Marcelo Álvaro Antônio registrou 9% de rejeição, enquanto Rodrigo Pacheco teve 8%. Entre os eleitores ouvidos, 4% informaram que ?votaria em qualquer um?. Já o índice de rejeição a todos os postulantes ao executivo capital mineira chegou a 8% ? 4% não souberam informar.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal ?Folha de São Paulo?. O Datafolha ouviu 864 eleitores e foi publicada nesta quinta-feira. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o protocolo MG-03427/2016.

JOÃO LEITE (PSDB) VENCERIA NO SEGUNDO TURNO

A nova pesquisa Datafolha também simulou o segundo turno com os nomes dos dois primeiros colocados na pesquisa. João Leite registrou 48% das intenções de votos, enquanto Kalil obteve 31%. Brancos e nulos somaram 16%. Não souberam responder, 5%.