Cotidiano

Datafolha e Ibope mostram Doria na liderança e segundo colocado indefinido em SP

SÃO PAULO – A última rodada de pesquisas eleitorais no primeiro turno divulgada neste sábado mostrou o candidato do PSDB a prefeito de São Paulo, João Doria, isolado na liderança da disputa municipal, enquanto o segundo colocado ainda está indefinido entre Celso Russomanno (PRB), Marta Suplicy (PMDB) e Fernando Haddad (PT).

Apesar de terem chegado à mesma conclusão sobre a incerteza dos candidatos que estarão no segundo turno, os institutos Datafolha e Ibope apresentaram números de intenção de voto diferentes para os candidatos.

Considerando os votos válidos apurados pelo Datafolha, Doria teria 44%, Haddad e Russomanno, 16%, e Marta, 14%. Luiza Erundina apareceu com 5%. Pela primeira vez, uma pesquisa nesta eleição mostrou Haddad empatado com os adversários no segundo lugar.

No Ibope, Doria teve 35% dos votos válidos, Russomanno, 23%, Marta, 19% e Haddad, 15%. Erundina apareceu com 5%.

A pesquisa Datafolha foi feita nesta sexta-feira e sábado com 4.022 pessoas. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e foi contratada pelo jornal ?Folha de S.Paulo? e o Grupo Globo.

O Ibope entrevistou 1.204 eleitores entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro. O nível de confiança utilizado é de 95%.

Os dois levantamentos mediram a intenção de voto dos eleitores de São Paulo após o debate entrre os candidatos realizado pela TV Globo na quinta-feira passada.

SEGUNDO TURNO

Nas simulações de segundo turno feitas pelo Datafolha, Doria venceria os três oponentes com folga. Ele teria 54% contra 25% de Russomanno, 54% contra 29% de Marta e 59% contra 26% de Haddad.

O mesmo cenário foi encontrado pelo Ibope. Numa disputa com Russomanno, o tucano ganharia com 45% e o candidato do PRB ficaria com 34%. Contra Marta Suplicy, Doria teria 47% e a senadora, 33%. Se fosse ao segundo turno com Fernando Haddad, o tucano seria eleito com 55% dos votos e o petista terminaria a eleição com 25%.

Viu alguma irregularidade na campanha? Fotografou? Fez um vídeo? Mande para o WhatsApp Eleições 2016 do GLOBO: (21) 99999-9114