Cotidiano

Datafolha: Crivella tem 29%, Freixo, 11%, e Jandira e Pedro Paulo, 8%

RIO ? O candidato do PRB à prefeitura do Rio, Marcelo Crivella, continua na liderança da corrida eleitoral, segundo pequisa do instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira. Crivella tem 29% das intenções de voto (um ponto a mais do que em pesquisa anterior). Em segundo lugar, há um empate técnico, considerando a margem de erro de três pontos percentuais, entre Marcelo Freixo (PSOL), no mesmo patamar de 11% da pesquisa anterior; Jandira Feghali (PCdoB), com 8% (antes tinha 7%); Pedro Paulo (PMDB), com 8% (antes tinha 5%); Indio da Costa (PSD), com 6% (antes tinha 4%); e Flávio Bolsonaro (PSC), com 6% (antes tinha 9%).

Segundo a pesquisa, o candidato tucano Osorio oscilou de 3% para 4% das intenções de voto. Alessandro Molon, da Rede, tinha 2% e agora possui 2% da preferência. Brancos e nulos somam 19%; não sabem ou não responderam 7%. Cyro Garcia (PSTU), Carmen Migueles (Novo) e Thelma Bastos (PCO) não pontuaram.

REJEIÇÃO

De acordo com a pesquisa, 28% dos entrevistados responderam que não votariam de jeito nenhum em Pedro Paulo. Bolsonaro fica em segundo lugar considerando a taxa de rejeição, com 27%; e Jandira em terceiro, com 23%. Os entrevistados puderam escolher mais de um nome.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal ?Folha de S.Paulo?. O Datafolha ouviu 928 eleitores de todas as regiões do Rio, com 16 anos ou mais, no dia 8 de setembro. O nível de confiança é de 95%, o que significa que, considerando a margem de erro, a chance de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo RJ-05459/2016.