Esportes

Dário Delai: legado nunca morrerá

Entusiasta do esporte morreu vítima de um infarto fulminante no domingo (3)

Arquivo atleta /Movimento e Foco
Arquivo atleta /Movimento e Foco

O esporte cascavelense sofreu uma perda irreparável no último domingo (3), com o falecimento de Dário Delai, que no próximo dia 15 de abril completaria 56 anos de idade. Entusiasta do esporte, ele foi vítima de infarto fulminante enquanto pedalava em treinamento na PR-486, em Cascavel, e deixou esposa e um filho de 29 anos, além de incontáveis amigos e feitos no esporte.

Natural de Mariano Moro (RS), foi em Cascavel que Dário se encontrou para o mundo e encontrou talentos para o ciclismo brasileiro, mas mais do que isso, foi de onde cativou amigos e construiu um legado que nunca morrerá.

“Uma pessoa espetacular, que atuou a vida inteira em prol ciclismo de Cascavel, um ser humano exemplar para todos. Particularmente para mim, um amigo pessoal há pelo menos 30 anos. Pude fazer parte desse legado dele. Foram várias competições com ele como atleta e como técnico”, diz Nilceu Aparecido dos Santos, o The Flash, um dos ciclistas mais vitoriosos do Brasil e que iniciou na modalidade com Dário.

Vitorioso e atuante

Além dos amigos e das histórias, o positivista e incentivador Dário Delai ficará lembrado pelas conquistas do Campeonato Paranaense de Ciclismo como ciclista, nos anos 80, e treinador, nos anos 90, época na qual também foi campeão brasileiro como treinador na categoria júnior. Dário era defensor das causas dos animais de rua abandonados, técnico da equipe de ciclismo de Cascavel nos Jogos da Juventude e seria também o treinador da equipe dos Jogos Abertos do Paraná, além de treinar e competir pelo Team FAG. Também ajudou a fundar e era dirigente da Accorrer (Associação Cascavelense de Corredores de Rua).

Pedal e homenagens nesta terça-feira

Evento que por si só reuniria centenas de ciclistas neste feriado de terça-feira (5), o Pedala Cascavel deverá ter ainda mais participantes em homenagem a Dário Delai. O evento, organizado pelo Município com apoio da Associação de Ciclismo de Cascavel, a qual Dário ajudou a fundar, marcará o lançamento o Ponto da Bike, local a se construído para ser o ponto de encontro dos ciclistas de Cascavel, com bicicletaria (acessórios e manutenção), bicicletário com locação, atendimento especializado (handbike), espaço de convivência, vestiários com chuveiros, wi-fi e cantina natural. O local do Ponto da Bike ainda está em discussão e deverá receber o nome de Dário Delai. Evento de lançamento do espaço, o Pedala Cascavel terá a concentração na Praça do Migrante, a partir das 9h. O trajeto será pela Avenida Tancredo Neves e Rua Tito Muffato, com chegada na Univel, onde será lançado o Ponto da Bike.