Cotidiano

Dar alimentos alergênicos a bebês reduz risco de futuras alergias

115041.jpgSAN FRANCISCO, EUA ? Crianças com uma dieta que inclui leite de vaca, ovos e amendoim antes do primeiro ano de idade são menos propensas a desenvolver sensibilidade a esses alimentos, mostra uma pesquisa apresentada na Conferência Internacional da Associação Torácica Americana 2016. Sensibilidade não é o mesmo que alergia a ingredientes, mas tende a ser o primeiro passo para o seu desenvolvimento. Segundo o estudo, a introdução precoce de ovos parece ser especialmente benéfica, uma vez que diminui o risco de sensibilidade a qualquer um dos três alimentos testados.

O trabalho atende pelo nome de Estudo Canadense de Desenvolvimento Longitudinal da Saúde da Criança (Child, na sigla em inglês). Coordenada pelo professor Malcolm Sears, do Departamento de Medicina da alimentos Universidade McMaster, a pesquisa é vista como ?a primeira a determinar os efeitos do tempo de introdução de alimentos como leite de vaca, ovos e amendoim na sensibilidade desenvolvida por crianças?, afirmou o pesquisador Maxwell Tran, da mesma universidade. A maioria dos estudos anteriores, disse ele, avaliou o efeito da introdução de alimentos específicos apenas no final da infância ou em grupos de alto risco.

A pesquisa incluiu dados de 1.421 crianças. A maioria dos pais no estudo introduziu produtos lácteos, que abrangem fórmulas à base de leite de vaca, aos seus bebês antes do primeiro de idade: 48% introduziu até os 6 meses; outros 48% entre os 7 e 12 meses; e 4%, acima dos 12 meses. Grande parte dos pais, no entanto, atrasou a introdução de ovos para os seus filhos: apenas 6% deram o alimento antes dos 6 meses; 76%, dos 7 aos 12 meses; e 19%, depois dos 12 meses.

Ao chegar ao primeiro ano de vida, 10% das crianças tinham sensibilidade a comida, com alta prevalência de sensibilidade a ovos (6%). Cruzando os dados, os pesquisadores perceberam que essas crianças estavam no grupo de bebês que não tinham recebido esses alimentos cedo. Os cientistas destacam, porém, que a aliemntação exclusivamente com leite materno nos seis primeiros meses não apareceu como fator crucial para o surgimento de sensibilidade a alimentos, com exceção do leite de vaca.

Os resultados do estudo reforçam uma mudança de pensamento sobre a forma ideal de prevenir alergias. se antes a ideia era atrasar a introdução desses alimentos, agora a palavra de ordem é introduzí-los mais cedo na dieta dos bebês.

? As implicações clínicas de nossas descobertas são que a introdução precoce de alimentos alergênicos (ovo, produtos de leite de vaca e amendoim) antes de 1 ano de idade deve ser incentivada para reduzir o risco de sensibilização alimentar. É uma estratégia melhor do que evitar esses alimentos ? considerou Maxwell Tran. ? Sensibilização não é o mesmo que alergia, mas é um passo importante nessa via.

Esta fase do estudo envolveu apenas crianças de 1 ano de idade. No entanto, o estudo ainda continuará e investigará a influência de hábitos alimentares no aparecimento de alergias aos 5 anos e possivelmente depois disso.