Cotidiano

Dançarinas defendem Silvio Santos após acusações de racismo e gordofobia

dancarinas.jpgRIO ? Silvio Santos foi acusado nas redes sociais de racismo e gordofobia durante transmissão do Teleton, neste fim de semana. O apresentador fez comentários inapropriados em bate-papo com dançarinas plus size que estavam no corpo de baile de Anitta. O grupo, porém, entrou em defesa do dono do baú: “Ele é superespontâneo, é tanto que o programa dele praticamente não tem roteiro, ele faz o programa?, escreveram elas no Facebook.

Das quatro dançarinas, uma é negra. Para ela, o apresentador disparou: “Você, embora sendo a única negra, é bem bonita. É bonita de verdade”. Logo depois, ele brincou sobre o peso delas. ?Quem casar contigo vai ter dois prazeres. Um na hora do bem bom e outro na hora em que você sai de cima?, disse Silvio Santos para uma delas. Em seguida, ironizou a dieta de outra, após ela afirmar que comia salada. “Ah, ela come salada! Tá bom, viu”.

No comunicado, elas classificam as declarações como ?desnecessárias?, mas garantem que não interpretaram as mesmas como ofensivas: ?Tudo bem que algumas coisas foram desnecessárias politicamente falando, mas não seria o Silvio Santos! Entendemos a preocupação de todos, a maioria das pessoas disseram que ficamos constrangidas, que fomos humilhadas. Para a gente ser chamada de “gorda” não é ofensa. Esse é um adjetivo nosso. Somos morenas, ruivas, loiras, negras e gordas. Nós estamos bem! Muito bem por sinal! Estamos curtindo cada momento, aproveitando coisa que essa semana nos proporcionou?.

As moças celebraram ainda a oportunidade de mostrar o trabalho mais uma vez em rede nacional – elas também estiveram ao lado da cantora no ?Criança Esperança?. ?Levar nossa imagem em mais uma grande rede nacional, e dizer que nós podemos sim, nós somos lindas, gostosas, e podemos ir além. Podemos ir pro programa do Silvio Santos, podemos dançar com a Anitta, podemos ir pro ?Criança Esperança?, podemos vestir um maiô em rede nacional. Nós podemos tudo! Inclusive ouvir as brincadeiras do Silvio Santos e não nos sentir ofendidas?.