Política

Damasceno Júnior na mira do MP

 

O Ministério Público, por meio da 7ª Promotoria de Justiça, deve abrir uma investigação de ofício contra o vereador Damasceno Júnior. Investigação de ofício ocorre quando não há alguém fazendo determinada denúncia, mas quando a promotoria fica sabendo da irregularidade por terceiros, neste caso, a imprensa.

A assessoria do promotor de Justiça Sérgio Machado afirmou que, neste caso, no decorrer da investigação, o MP (Ministério Público) pode solicitar o áudio pela imprensa, se for necessário. A afirmação da Promotoria é com relação ao áudio divulgado em que Damasceno Júnior, vereador em Cascavel, é gravado oferecendo um cargo na Secretaria de Esportes em troca de serviços prestados a ele nos fins de semana.

“Viu Daia, tem outro cargo aí de R$ 3.070 na Secretaria de Esportes. Mas assim ó, eu te nomeio lá, entendeu, mas assim, ‘final’ de semana se você puder estar ‘junto comigo’ nas visitas para ir, fechou, não precisa estar todo dia comigo. Aí eu posso de contemplar com esse cargo. Mas no ‘final’ de semana se você puder andar comigo. Não sei se você anda armado, como que funciona”, diz, Damasceno Júnior.

O áudio ganhou bastante repercussão na imprensa cascavelense e foi divulgado nas redes sociais.

 

Executivo

A reportagem do Hoje News questionou o Executivo sobre o fato de o vereador oferecer um cargo na Secretaria de Esportes e praticamente garantir que a nomeação ocorreria. O secretário de Comunicação Ivan Zuchi, em nota, disse que a declaração é do vereador e não há porque o Município se posicionar. “Eu ouvi o áudio e não acho que ele tenha dado a entender ter acordo ou autorização para nomear. Ele apenas oferece o cargo, sem fazer menção ao Executivo”, afirma.

 

 

Caso para o Conselho de Ética

O presidente da Câmara, Gugu Bueno, se manifestou com relação ao caso. “É preciso analisar o contexto da conversa. É evidente que se deve apurar, mas acredito que seja um caso para o Conselho de Ética apurar. Temos que passar a limpo, para preservar uma imagem positiva da Câmara de Vereadores”, afirma.

Para Gugu, todos os vereadores devem trabalhar para manter essa imagem. São dois casos em menos de um mês envolvendo o nome de Damasceno. No outro caso, uma servidora indicada por ele para atuar com a Mesa Diretora batia o ponto biométrico e ia para casa durante o horário de trabalho. Ela foi exonerada assim que o flagrante foi feito. “Esse era um caso que envolvia a servidora e ela foi exonerada. Era uma postura dela e não do vereador. Desta vez, estamos falando de um caso envolvendo o vereador”, lamenta.

 

Vereador ameaçado, mas por quem?

Em resposta ao áudio, o vereador Damasceno Júnior concedeu entrevista dizendo que pretendia indicar o rapaz citado para a Secretaria de Esportes, mas que o trabalho no fim de semana com o vereador seria outra coisa. “Ele foi atleta em Cascavel e trabalharia na Secretaria de Esportes durante a semana. O trabalho do fim de semana seria outra coisa, ele seria meu segurança e por isso pedi se ele anda armado”, justifica.

Damasceno garante que tomou a atitude de contratar segurança porque está sendo ameaçado. Quando questionado por quem, ele disse que não sabe. “Já tive dois carros roubados. Não sei quem está me atacando, as pessoas criam perfis falsos nas redes sociais, me ameaçam, dizem que vão me derrubar, e por isso eu pagaria o Daia para fazer minha segurança, porque eu tenho condições de pagar”, explica.

 

Outros áudios

O vereador garante ainda que há outros áudios que explicam isso, mas que “vai procurar”. “Como todo mundo faz, eu mando os áudios e depois apago porque enche a memória do celular”, comenta.

Outra garantia é que o prefeito, Leonaldo Paranhos, sequer foi informado a respeito da indicação. “Eu iria indicar, o Paranhos nem sabe disso. Mas participamos da campanha dele, não temos nenhum cargo no Executivo e o Daia desenvolveria projetos interessantes na Secretaria de Esportes”.