Policial

Dados em balanço “esconde” mortes

Boletim semestral foi divulgado ontem pela Secretaria de Segurança Pública

Curitiba – O governo do Estado tem divulgado uma série de balanços sobre criminalidade e violência no primeiro semestre deste ano. Em todos, o Paraná aparece com queda e/ou em boas posições no ranking nacional. Contudo, no último relatório, divulgado ontem, há divergência nos números. Nele, o governo diz que o número de homicídios é o menor dos últimos dez anos. Contudo, apenas em Cascavel a diferença entre o divulgado e o real é de 26%. Outro exemplo é Quedas do Iguaçu, onde, para o governo, ninguém foi morto neste ano. Na realidade até ontem, foram pelo menos 14 assassinatos. No primeiro semestre, dez pessoas haviam sido mortas.

Em Cascavel, por exemplo, consta no boletim semestral que não houve assassinato em junho e que também não ocorreu morte por latrocínio nos seis meses. Porém, conforme acompanhamento diário feito pela reportagem de O Paraná se sabe que em janeiro três pessoas foram mortas em um assalto, dentre elas dois policiais militares e um empresário. Já em relação às mortes de junho, foram cinco casos, segundo informações registradas e reportadas todos os dias por O Paraná.

Em âmbito estadual, de acordo com a Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária), nos seis primeiros meses foram registrados 1.041 casos de homicídios. Os dados são da Cape (Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico), que iniciou o levantamento em 2007 e apontou uma redução nos homicídios em dez anos.

Secretaria

A reportagem de O Paraná entrou em contato com a assessoria de imprensa da Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária) questionando a respeito da divergência de dados.

Segundo a assessoria, as informações são repassadas pelas próprias delegacias e compiladas posteriormente pela Cape (Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico). Nesse sentido, a secretaria iria verificar o que houve e repassaria o que teria acontecido somente nesta terça-feira.

HOMICÍDIOS

Estado comemora dados positivos

Ignorando a diferença de dados revelada por O Paraná, o governo do Estado comemora, de modo geral, a queda no número de homicídios no Paraná. Segundo o secretário de Segurança, Wagner Mesquita, a estatística comprova uma tendência de queda contínua nesse tipo de crime. “Esse resultado é fruto dos investimentos do governo do Estado e do trabalho unido das forças de segurança. O índice já vem em sucessivas quedas desde 2010, quando o governo estadual passou a fazer investimentos focados em repressão a homicídios”.

Segundo a Sesp, das 23 Aisps (Áreas Integradas e Segurança Pública), 16 apresentaram redução. A mais expressiva foi na região de Rolândia, com uma queda de 58,06% nos homicídios dolosos: de 31 para 13 mortes.

Na Região Metropolitana, os homicídios caíram de 340 nos primeiros seis meses do ano passado para 252 este ano, uma diferença de 25,88%. Houve queda também no Litoral do Estado: menos 17,19% registros de assassinatos, caindo de 64 casos em 2016, para 53 este ano.

A redução dos homicídios foi constatada em quase todo o Estado nos primeiros seis meses deste ano. Destaque para regiões (Aisp) de São Mateus do Sul, com queda de 15,38% no número de assassinatos, União da Vitória (-7,69%), Guarapuava (-23,08%), Pato Branco (-20,83%), Francisco Beltrão (-31,03%), Foz do Iguaçu (-8,62%), Toledo (-57,50%), Campo Mourão (-21,21%), Umuarama (-20,45%), Paranavaí (-39,53%), Maringá (-20,84%) e Telêmaco Borba (-11,11%).