Cotidiano

Curso para pessoas com deficiência visual auxilia na utilização de aplicativos

Com esses aplicativos é possível para pessoas com deficiências visuais lerem revistas e jornais, saberem a cor da roupa que estão usando, descrever pessoas em ambientes, o lugar em que estão, entre outras funcionalidades que trazem autonomia

Curso para pessoas com deficiência visual auxilia na utilização de aplicativos

 

O Programa Educação Especial da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), juntamente com a Assessoria de Igualdade e Promoção Social e o Centro de Apoio de Atendimento às pessoas com Deficiência Visual do Estado, oferecem curso de ferramentas e aplicativos em celulares que dão autonomia para pessoas com deficiência visual, tanto da comunidade acadêmica, como externa.

Atualmente está sendo realizado o curso para sistema operacional móvel iOS, são quatro encontros, o último acontece no dia 05 de maio, que conta com oito participantes e acontece no campus de Cascavel da Unioeste, cada participante precisa estar com o celular e um fone de ouvido. Está previsto para o maio o módulo para usuário de Android. Entre os aplicativos que são abordados no curso estão Be my eyes, See a eye e o Voice dream reader.

Com esses aplicativos é possível para pessoas com deficiências visuais lerem revistas e jornais, saberem a cor da roupa que estão usando, descrever pessoas em ambientes, o lugar em que estão, entre outras funcionalidades que trazem autonomia. “A utilização desses aplicativos aumenta a autonomia das pessoas com deficiência visual, na medida que eles podem pegar um aplicativo desses e colocar em cima de um papel e pela câmara do celular, ele consegue fazer a leitura pela voz. A tecnologia assistida aumentando a autonomia e melhorando a qualidade de vida das pessoas com deficiência visual”, destaca Ivã José de Padua, que ministra as aulas.

Assessoria