Policial

Curso de Policiamento de Fronteira encerra o período de estágio com resultados

Com o objetivo de intensificar o policiamento nas fronteiras do estado do Paraná, os alunos do l Curso de Policiamento de Fronteira (CPFron) do Batalhão de Policiamento de Fronteira (BPFron) apreenderam mais de oito quilos de maconha, abordaram 253 pessoas e prenderam três em flagrantes, entre outros resultados durante 22 dias. Ao final do estágio, durante o feriado de Finados, uma grande Operação foi desenvolvida em várias cidades da fronteira.

Segundo o coordenador do Curso, tenente Luiz Eduardo Beiger da Luz, durante o estágio, os alunos tiveram a oportunidade de aprender na prática as especificidades do policiamento de fronteira. “São técnicas de abordagem policial, buscas em edificações, patrulhamento, georreferenciamento e técnicas de entrevista que foram colocadas em prática e testadas pelos alunos a fim de que possam, da melhor forma possível, assimilar o conteúdo das aulas” explicou.

RESULTADOS

Durante 22 dias os policiais fizeram operações, em seu contraturno de aulas, e abordaram 253 pessoas e 79 veículos e cumpriram dois Mandados de Prisão, além de prenderem três pessoas em flagrante e encaminharam dois adolescentes. Durante a Operação CPFRon também foram apreendidos 8,7 quilos de maconha, 1,3 quilos de cocaína, LSD e Metanfetamina. Três armas e 30 munições, de diversos calibres, também foram retiradas de circulação, além de 55 volumes de contrabando, um ônibus, R$ 50 mil e recuperar um veículo.

O curso terá duração de 45 dias e conta com policiais militares de todo o estado do Paraná além de dois profissionais do Mato Grosso do Sul (MS), um do Mato Grosso (MT), um de Santa Catarina (SC), e um da Argentina (ARG). “A partir de agora os alunos serão submetidos a uma bateria de testes visando avaliar todos os conteúdos que foram tratados durante esses dias intensos. Além das ações policiais, nós vamos avaliar um ponto muito importante para avaliar a ação técnica do policial que é a confecção de Boletins de Ocorrências” completa o tenente Beiger.