Variedades

Curso de Elaboração de Projetos Culturais

Cascavel – Estão abertas as inscrições para o curso de Elaboração de Projetos Culturais que será realizado nos dias 4 e 5 de maio no Centro Cultural Gilberto Mayer, em Cascavel.

A capacitação vai tratar de pautas que pretendem engrossar a solicitação de recursos por meio das leis de incentivos no Brasil, além de ajudar os proponentes que apenas sonham com a realização de um projeto financiado por lei a tirar definitivamente as ideias do papel.

Assuntos

Será feito um apanhado histórico para entendimento da Lei de Incentivo à Cultural atual, análise da Instrução Normativa atualizada, compreensão da Lei 8.313/91 e seus apontamentos, compreensão da Lei de Incentivo à Cultura do Paraná, a SEEC e seus departamentos, conhecimento de editais de premiação, formação de funcionários do poder público municipal para assessoria a artistas e produtores culturais locais, formação de líderes de associações a fim de torná-los aptos a propor e gerir um projeto, formação dos participantes em gestão de recursos financeiros para prestação de contas de projetos culturais.

Público-alvo

O público-alvo são artistas, produtores e gestores culturais, funcionários de bibliotecas e equipamentos culturais, professores e estudantes de literatura, letras e/ou pedagogia, profissionais e estudantes de arquitetura, fotografia, publicidade e propaganda, audiovisual e jornalismo.

O edital

O lançamento do terceiro edital do Profice (Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Estado do Paraná), lei de incentivo que viabiliza projetos culturais pela renúncia fiscal do ICMS, um dos impostos mais fáceis de recolher para a cultura. A Secretaria de Estado da Cultura libera R$ 30 milhões a cada biênio do edital e mesmo assim nem 50% desse valor é captado, ou seja, o número de projetos enviados para análise é bem abaixo do potencial, além de que muitos deles não são aprovados por falta de conhecimento do proponente.

Serviço:

Curso de Elaboração de Projetos Culturais

Local: Centro Cultural Gilberto Mayer, em Cascavel

Data: 4 e 5 de maio (sexta e sábado)

Investimento: R$ 130

Mais informações: (11) 98709-4360

*Funcionários da Prefeitura de Cascavel têm 20% de desconto na inscrição