Educação

Curso de apicultura é o primeiro de 2021 na Agrotec

Outras capacitações estão previstas ao longo do ano

Curso de apicultura é o primeiro de 2021 na Agrotec

A Agrotec (Escola Tecnológica Agropecuária) deu início na última semana aos cursos de 2021 para produtores rurais e o primeiro do ano foi o de apicultura básica. O treinamento ofertado pela Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico), por meio da Agrotec, é uma parceria entre o Sindicato Rural de Cascavel e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e tem como objetivo a capacitação dos agricultores para que eles possam incluir esta atividade em suas propriedades rurais.

As aulas foram divididas entre teoria e prática, nas quais abordaram diversos tópicos do universo das abelhas, como a história, criação, anatomia, manejo, colheita, o apicultor, material apícula, inimigos das abelhas, entre outros. Cada um dos nove alunos receberam um kit de material didático com duas apostilas, lápis, caneta, borracha, apontador, régua e ainda acessórios como um boné, um frasco de álcool em gel e máscara descartável. O curso é gratuito, porém, cada um precisou levar o seu equipamento de proteção individual.

Para o instrutor e apicultor, Ramon Ponce Martins, ensinar apicultura vai além da questão financeira, pois para ele, sem abelhas não há alimento e consequentemente não há vida. “A abelha faz um serviço de polinização extraordinário. Elas são responsáveis por garantir a sobrevivência e manutenção das plantas que geram uma cadeia de alimentos. Se as abelhas entrarem em extinção, não há a produção de frutos e seremos prejudicados. Foi uma semana excelente, mostrei que a apicultura é prazerosa, produtiva e benéfica para a natureza”, destacou o professor.

A importância desses pequenos insetos para o meio ambiente foi o que levou o avicultor, Alceu Lazarin, a fazer o curso. Ele que possui uma chácara no município de Ibema, diz que já tem algumas colmeias, mas que precisava de ajuda de outra pessoa para manuseá-las e que agora poderá fazer isso sozinho. “Tudo o que aprendi aqui foi uma maravilha, adorei o curso e recomendo para quem quiser fazer. Vou usar o mel para consumo, vender, mas principalmente para polinizar as frutas, pois tenho muitas plantas e quero as abelhas mais para isso”.

Já para a produtora, Tamires da Silva Silveira, contou que resolveu fazer o curso apenas para acompanhar o marido, porém, mudou totalmente sua visão sobre o assunto após as aulas práticas. “Achei super interessante, nunca tinha passado pela minha cabeça tudo isso. Gostei do macacão, de ter entrado onde estão as abelhas, das aulas práticas e do ensinamento do professor que é muito bom e aprofundado. Pretendemos colocar colmeias na fazenda e nos aperfeiçoar ainda mais”.

 

Quem e como participar dos cursos

Os treinamentos do Senar na Agrotec são focados nos produtores rurais e planejados com até dois meses de antecedência, como explica a mobilizadora do Sindicato Rural de Cascavel, Rafaela Batista, “os cursos do são ofertados para produtores rurais, seus familiares e colaboradores gratuitamente, pois o produtor rural é quem os financia por meio da contribuição da comercialização dos produtos rurais. Nós temos parcerias junto com a Agrotec e outras instituições aqui de Cascavel, no qual organizamos os grupos de participantes e pedimos os cursos conforme a demanda”.

Para se inscrever em uma das capacitações é preciso ter mais de 18 anos, possuir vínculo com o meio rural e entrar em contato com a Agrotec pelo número 3218-1271. São diversos tipos de cursos, desde plantio de morangueiro até a utilização de drones nas lavouras. “Os cursos têm dado bastante retorno, muito deles tem formação continuada. Além do curso de apicultura que tivemos agora, nós pretendemos trazer o de operador de drones e o de alimentos, como mandioca, milho e pescados, então a grade que para esse ano é bem ampla”, complementou a agente administrativa, Thatiany Faccin.

 

Planejamento de cursos para 2021

Janeiro: Floricultura – orquídeas; Apicultura; Plantio de Morangueiro.

Fevereiro: Produção Artesanal de alimentos: Derivados de leite; Mulher atual; Operador de Drones.

Março: Apicultura Básica; Apicultura Avançado – Produção de rainhas e própolis; Produção Artesanal de alimentos – básico em mandioca.

Abril: Abelhas sem ferrão; Operador de Drones; Operação de tratores Agrícolas.

Maio: Produção Artesanal de alimentos – derivados de pescado; Plantio de morangueiro; Produção Artesanal de alimentos: Derivados de Leite.

Junho: Aplicação de Agrotóxicos – manejo de formigas cortadeiras; Produção Artesanal de alimentos – básico em milho; Operação de Drones.

Julho: Operação de tratores Agrícolas; Operação e manutenção de colhedoras axiais; Produção Artesanal de alimentos – derivados de pescados; Produção Artesanal de alimentos – panificação.

Agosto: Produção Artesanal de alimentos – compotas e frutas desidratadas; Produção Artesanal de alimentos: Derivados de Leite; Operador de drones.

Setembro: Empreendedor Rural; Produção Artesal de alimentos – geleia, doces de corte e doces pastosos; Apicultura Básica.

Outubro: Apicultura Avançado- Produção de rainhas e própolis; Abelhas sem ferrão; Agricultura Orgânica.

Novembro: Produção Artesanal de alimentos – conservas, molhos e temperos; Operador de Drones; Operação e manutenção de tratores Agrícolas  NR 31.12.

Dezembro: Agricultura de precisão – preparo, manejo, plantio e colheita da Cana de açúcar; Tratorista Agrícola – pratica operacional; Operação e manutenção de semeadeira e plantadeira; Floricultura – Orquídeas.

 

Fonte: Secom