Esportes

Curry, do Golden State Warriors, é o MVP da NBA por unanimidade

201605101319321204_AP.jpg

Stephen Curry, que estará nas Olimpíadas do Rio, em agosto, com a seleção americana de basquete, não para de conquistar marcas na NBA, a liga mais importante do mundo. Nesta terça-feira o nome dele foi anunciado como vencedor do prêmio de melhor jogador da temporada 2015-2016. Ele ganha pela segunda vez consecutiva. E, agora, de maneira ainda mais impressionante: por unanimidade, o que jamais tinha acontecido.

O armador do Golden State Warriors, da Califórnia, foi eleito MVP (most valuable player, em inglês) por todos os 131 jornalistas que votaram. Ganhou todos os 1.310 pontos possíveis na eleição. Para se ter uma ideia, o segundo colocado, Kawhi Leonard, do San Antonio Spurs, somou menos da metada, 634 pontos. O terceiro, LeBron James, do Cleveland Cavaliers, ficou com 631. Em seguida aparecem Russell Westbrook e Kevin Durant, ambos do Oklahoma City Thunder.

NBA e os melhores momentos de Stephen Curry em 2015-2016

Durante esta terça-feira, nas redes sociais, a NBA celebrou seu MVP. Num dos vídeos postados no Twitter ele aparece em seus melhores momentos na temporada (veja acima). Em outro, o gênio dos arremessos de três pontos mostra sua coleção de enterradas, para mostrar toda sua versatilidade (assista abaixo).

NBA e as enterradas de Stephen Curry

Na escolha do MVP cada jornalista eleitor escolhe cinco jogadores, na ordem de sua preferência. O jogador que fica em primeiro ganha 10 pontos na lista; o segundo, sete; o terceiro, cinco; o quarto, três; e o quinto, um.

OUTROS FEITOS DE CURRY

Stephen Curry terminou a temporada regular (antes dos playoffs, o mata-mata da reta final das conferências) com maior média de pontos (30,1 por jogo). E quebrou também o recorde que já era dele de cestas de três pontos. Na temporada 2015/2016 foram impressionantes 402, contra as 286 de 2014/15. Acha pouco? Então tem mais: foi o maior roubador de bolas por jogo (média de 2,14) e o jogador de melhor aproveitamento em lances livres (índice de acertos de 90,8%).

O segundo prêmio seguido de Curry como MVP faz dele presente agora no seleto – e bem frequentado – grupo de armadores que tiveram a honra de serem bi consecutivos. Na lista estão ninguém menos do que Michael Jordan, Magic Johnson e Steve Nash. Além dos quatro há sete jogadores de outras posições que também eleitos em tempradas subsequentes.201605100306221576_RTS.jpg