Cotidiano

Curitiba é a primeira cidade do Sul a receber sinal 100% digital

Curitiba foi a primeira capital da Região Sul do país a ter o sinal de TV 100% digital. Com isso, os curitibanos passaram a contar com o sinal HD disponível em suas casas gratuitamente, o que garante melhor qualidade de som e imagem nos televisores. O desligamento do sinal analógico aconteceu às 23h59 do dia 31 de janeiro.

A gerente regional da Seja Digital, instituição não governamental responsável pela logística da migração do sinal analógico de TV para o digital no Brasil, Sandra Frasson, comemora o dia histórico. “O desligamento do sinal analógico em Curitiba e região alcançou 91% da meta mínima proposta e isto é resultado de ações conjuntas, parcerias, eventos e mutirões para que essa meta fosse alcançada no município”, disse.

Por determinação do prefeito Rafael Greca, a Prefeitura participou ativamente do processo, abrindo as portas dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da Fundação de Ação Social (FAS) para que equipes da Seja Digital fizessem o agendamento das famílias que tinham direito ao kit gratuito para acesso à TV digital. Os kits foram entregues a beneficiários de programas sociais do governo federal, público atendido pela assistência social.

Além disso, a equipe da Seja Digital usou as Ruas da Cidadania e também os Mutirões da Cidadania, desenvolvidos pela Prefeitura, para orientar a população.

TV Digital

Mesmo após o desligamento do sinal, a Seja Digital continua oferecendo os kits gratuitos por pelo menos mais 30 dias. A retirada do material é feita nos Correios. A instituição ainda não informou quantas famílias curitibanas receberam o kit gratuito, mas em 2017 a expectativa era de atender 112 mil famílias beneficiárias de programas sociais.

Os canais de atendimento também continuam à disposição da população para oferecer suporte necessário mesmo após o desligamento. Mais informações podem ser acessadas pelo site www.sejadigital.com.br ou na central telefônica 147.  A ligação é gratuita.