Cotidiano

Curitiba cria polêmica com teste de bafômetro em pedestres

São Paulo – A prefeitura de Curitiba iniciou na última quinta-feira uma ação noturna polêmica para identificar pedestres alcoolizados em regiões de bares na cidade. Com bafômetro nas mãos, guardas municipais abordaram frequentadores desses estabelecimentos e ofereceram um teste do bafômetro. As pessoas com índice de álcool dentro dos padrões aceitáveis pela legislação receberam uma pulseira na cor verde. Aquelas que ultrapassaram o limite recomendável ganharam pulseiras vermelhas.

A iniciativa, batizada de ?Balada Protegida? pela prefeitura, causou polêmica na internet e levou o nome do prefeito Rafael Greca (PMN) ao ranking dos assuntos mais comentados em uma rede social. Muitas internautas criticaram a ação, acusando a prefeitura de extrapolar os limites de atuação do poder municipal.

A ação começou por volta das 20 horas de quinta-feira e durou cerca de seis horas numa avenida conhecida pela concentração de bares no bairro Batel. A Secretaria de Defesa Social divulgou que cerca de mil pessoas foram abordadas e receberam orientação sobre segurança e educação no trânsito, mas somente 26 aceitaram fazer o teste do bafômetro. Dessas, a maioria saiu com uma pulseira vermelha no punho.

A prefeitura informou que a ação, apesar da polêmica causada nas redes sociais, vai continuar porque é um projeto com viés educativo e que não fere direitos individuais já que ninguém é obrigado a se submeter ao teste do bafômetro. A proposta é que a ?Balada Protegida? aconteça uma vez por semana em redutos de bares na cidade.