Saúde

Curitiba começa a aplicar 4ª dose da vacina contra Covid e vacina da gripe nesta quarta (30); veja quem já pode se vacinar

Quarta dose será aplicada em idosos com mais de 80 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde. Intervalo da terceira dose deve ser de pelo menos 120 dias

Vacinação de crianças contra a covid-19  na UBS 5 de Taguatinga Sul
Vacinação de crianças contra a covid-19 na UBS 5 de Taguatinga Sul

A Prefeitura de Curitiba começa nesta quarta-feira (30) a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 e também inicia a campanha de vacinação contra a gripe. As duas vacinações serão simultâneas e, segundo a prefeitura, o cidadão pode receber os dois imunizantes no mesmo dia.

Para receber a quarta dose, além da faixa etária, é necessário respeitar o intervalo de ao menos 120 dias da aplicação da terceira dose. Seguindo as recomendações técnicas do Ministério da Saúde, a nova dose de reforço deverá ser, preferencialmente, Pfizer, Janssen ou AstraZeneca.

Veja o cronograma da quarta dose e da vacina da gripe:

  • Quarta-feira (30) – Nascidos até 1931
  • Quinta-feira (31) – Nascidos até 1934
  • Sexta-feira (1) – Nascidos até 1936
  • Sábado (2) – Nascidos até 1938

 

No sábado (2), a Secretaria Municipal de Saúde atenderá em dez pontos no sistema drive-thru para todos os já convocados e que tenham dificuldade de locomoção. Os endereços dos pontos drive-thru serão divulgados nos próximos dias e poderão ser conferidos no site Imuniza Já Curitiba. O atendimento será das 8h às 17h.

A campanha é direcionada aos moradores de Curitiba. Para se vacinar, é preciso apresentar documento de identificação com foto e CPF.

Pessoas acamadas

 

De acordo com a secretaria, pessoas acamadas com 80 anos ou mais que foram atendidas em casa nas outras fases da campanha anticovid devem apenas aguardar o contato de uma equipe de saúde, que irá até o domicílio.

Caso o idoso com 80 anos ou mais tenha se tornado acamado recentemente e ainda não seja acompanhado pelo SUS Curitibano, é preciso informar a secretaria por meio da Central 3350-9000.

G1 Paraná