Cotidiano

Cúpula do Taj Mahal será reformada em 2017

2012111519358.jpg AGRA, Índia ? A enorme cúpula de mármore branco do emblemático mausoléu Taj Mahal, na Índia, passará por uma limpeza no próximo ano para eliminar a camada amarelada, provocada pela poluição. A reforma deve durar seis meses e pretende devolver a este emblemático monumento o brilho original de seu mármore branco.

Situado em Agra, o monumento, que atrai a cada ano milhões de visitantes de todo o mundo, será cercado por andaimes em 2017.

? A renovação da cúpula é parte do processo de limpeza que está acontecendo atualmente na parede do mausoléu principal do Taj – informou Bhuvan Vikram, da Archeological Survey of India (ASI).

Com a técnica, a superfície é coberta com madeira, para que absorva a impurezas. Depois de secar, a madeira é retirada e o mármore seja esfregado suavemente com escovas e água destilada,

Classificado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, o Taj Mahal foi construído por ordens do imperador mogol Shah Jahan, que queria oferecer uma suntuoso último lar para sua amada esposa, Mumtaz Mahal, que faleceu ao dar à luz em 1631.