Cotidiano

Cupcake de brigadeiro para sair da dieta em grande estilo

 RIO – Nascido oficialmente em 1828, no livro Seventy-Five Receipts for Pastry, Cakes, and Sweetmeats, de Eliza Leslie. O nome cupcake faria referência às medidas utilizadas na receita do bolo, considerando a xícara como uma unidade – e não gramas. A receita se popularizou nos últimos anos e novos sabores surgem a cada dia.

Antes jornalista, Debbie Vasconcellos decidiu largar a profissão e virar doceira. Foi com o cupcake de brigadeiro que, em 2011, ela e mãe criaram a Woncakes, empresa especializada em doces personalizados e artesanais.

 

Brigadeirão Woncakes

 

Ingredientes do cupcake

125g de chocolate meio amargo;

125g de manteiga sem sal;

3 ovos;

1 xícara de açúcar;

3 colheres de sopa de trigo.

Modo de preparo
Derreta o chocolate com a manteiga e reserve. Em outra tigela, misture os ovos com o açúcar e o trigo com um fouet. Adicione o chocolate derretido com a manteiga e homogenize. Coloque a massa em forminhas de cupcake, com o cuidado para deixar ao menos um dedo da forminha aparecendo. Leve ao forno pré-aquecido a 170 graus. Como a massa lembra um brownie o teste do palito não funciona. É preciso que o cupcake tenha crescido, esteja bem macio ao toque mas com uma crostinha mais dura por cima. Está pronto! Retire, coloque numa grade para esfriar.

 

Ingredientes da cobertura

800g de doce de leite;

200g de creme de leite de caixinha;

1 colher de sopa de manteiga sem sal;

1 colher de sopa rasa de trigo;

100g de chocolate em pó.

Modo de preparo
Leve tudo ao fogo, mexendo sempre, até desgrudar da panela. em seguida peneire a cobertura ainda quente na forma que deixará para esfriar (isso deixa a cobertura lisinha e fácil de manipular na hora de decorar). Coloque a cobertura no saco de confeitar com um bico de sua preferência e cubra os cupcake. Enfeite com granulados de chocolate belga ou como desejar.