Cotidiano

Cunha reunia-se semanalmente com Fábio Cleto, diz motorista de ex-dirigente da Caixa

BRASÍLIA ? Em audiência em processo que apura suposto pagamento de propina a partir da liberação de recursos do Fundo de Investimento do FGTS (FI-FGTS) por empresas que tocam empreendimentos de infraestrutura, Marcelo da Silva Leite, ex-motorista do ex-vice-presidente da Caixa Fábio Cleto, confirmou que o dirigente se reunia semanalmente com o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no apartamento funcional ou na residência oficial da Presidência da Câmara.

Ana Regina Chiozzo Carvalho, secretária de Lúcio Funaro, apontado como operador de Cunha do esquema, também confirmou reuniões entre o ex-deputado e o doleiro.

Cleto afirmou, em delação premiada, que Cunha ficava com 80% da propina em todos os contratos do FI-FGTS e que a propina representava 1% do valor dos contratos com recursos do fundo. O delator, que comandou entre 2011 e 2015 a divisão de Fundos de Governo e Loterias do banco, contou ainda que reunia-se semanalmente com Cunha para receber orientações. Essas reuniões foram confirmadas nesta segunda-feira por Marcelo da Silva Leite, em depoimento à Justiça Federal em Brasília.

? Era muito raro ele (Cleto) não ir para a presidência da Câmara semanalmente. Só falava assim: amanhã tenho café da manhã. Isso ocorrida geralmente em toda terça-feira ? afirmou o motorista ao juiz Vallisney de Souza Oliveira.

Leite não deu detalhes sobre os encontros. Além de Cunha e Cleto, o ex-ministro Henrique Eduardo Alves, o doleiro Lúcio Funaro e o ex-sócio de Funaro Alexandre Margotto e o ex-vice-presidente da Caixa Fábio Cleto são réus nesses processos, que foram desmembrados. Os depoimentos de hoje são apenas no processo que apura a participação de Funaro no esquema.

Lúcio Funaro, que está preso em Brasília e é apontado como operador de Cunha, também acompanhou da audiência. O depoimento de Eduardo Cunha, que está preso em Curitiba, estava previsto para hoje. O ex-deputado chegou a participar da audiência, por videoconferência, mas foi dispensado.

A secretária de Funaro, Ana Regina Chiozzo Carvalho, também prestou depoimento. Ela afirmou que o ex-deputado Eduardo Cunha reuniu-se com Funaro no escritório em São Paulo, mas afirmou que não se lembra quando e nem sobre o que os dois conversaram nos encontros.

? Há muito tempo eu vi algumas vezes o deputado Eduardo Cunha. Mas não me lembro recentemente, depois que as notícias sobre isso começaram ? afirmou Ana Regina.

*Estagiário, sob supervisão de Francisco Leali