Cotidiano

Cunha passa a noite sozinho em cela de 12 metros quadrados em Curitiba

CURITIBA – Eduardo Cunha passou sua primeira noite preso sozinho, numa cela de 12 metros quadrados, na carceragem da Polícia Federal em Curitiba. Ele é esperado por volta das 9h desta quinta-feira no Instituto Médico Legal (IML) da cidade, para fazer exame corpo de delito.

Ainda não há previsão de quando o deputado federal cassado e ex-presidente da Câmara prestará depoimento.

Na carceragem da PF, Cunha tem companhia de presos como o doleiro Alberto Yousseff, o ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil Antonio Palocci, além do empresário Marcelo Odebrecht.

Eduardo Cunha é acusado de receber propina de contrato de exploração de Petróleo no Benin, na África, e de usar contas na Suíça para lavar o dinheiro. A decisão sobre a prisão, realizada em Brasília ontem, foi do juiz Sérgio Moro.

Após o ex-presidente da Câmara perder o foro privilegiado com a cassação do mandato, ocorrida em setembro, Moro retomou na semana passada o processo contra Cunha que antes corria no Supremo Tribunal Federal (STF). Na última segunda-feira, Moro havia intimado Cunha e dado 10 dias para que os advogados protocolassem defesa prévia.

Em nota divulgada ontem por seus advogados, Cunha afimou que a decisão de Moro que resultou na prisão é ?absurda? e ?sem nenhuma motivação?.