Cotidiano

Cultura em debate em Cascavel

A fusão da Secretaria de Cultura com a de Esportes levantou discussões em reunião do Conselho Municipal de Cultura de Cascavel na tarde de ontem.

O secretário de Administração de Cascavel, Cletírio Ferreira Feistler, acompanhado do diretor do departamento de compras, Edson Zorek, protocolou no gabinete do presidente da Câmara de Vereadores Gugu Bueno projeto de reforma administrativa que alterou a pasta. O projeto ainda deve ser avaliado por comissões do Legislativo antes de ser votado.

Representantes das classes artísticas que integram o Conselho Municipal de Cultura deverão organizar outras reuniões para debater sobre o tema.

“Cada conselheiro fará essa discussão com a setorial por qual é responsável e buscará a opinião entre o público sobre manutenção ou fusão da secretaria de Cultura para então levar até audiência pública”, explica Jefferson Kaibers, responsável pela setorial de cinema.

O diretor de Ação e Difusão Cultural de Cascavel, Luciano Biaggi, destacou que plano de governo já havia estudado essa possibilidade para “desengessar” a secretaria de Cultura. “Dentro de uma Fundação Cultural conseguimos fazer captação externa de projetos junto à Itaipu, Caixa Econômica Federal, empresas privadas, e até mesmo à Lei Rouanet, além de manter todo o serviço que hoje já é feito”, defende. Segundo ele, a unificação da Secretaria de Cultura e Esportes não comprometeria ações no município, desde que a Fundação Cultura também fosse aprovada.

Coral

Integrantes do coral municipal também se reuniram em defesa das atividades. Com cartazes, eles pediram que o coral municipal, que hoje conta com aproximadamente 80 participantes, seja mantido.

“O contrato para a disponibilização de pianista, regente e preparador vocal vence no mês de dezembro e ainda não temos garantia se os profissionais serão mantidos assim como o Coral”, diz uma das integrantes, Aline Nardeli.