Cotidiano

Cultura e sustentabilidade reunidas num só local no Engenho do Mato

2016 908385039-201605101634098508.jpg_20160510.jpg

NITERÓI – Criado em 2014 para disseminar iniciativas ligadas à cultura, à sustentabilidade e à educação ambiental, o Ponto Org inaugura hoje a sua sede, no Engenho do Mato, com o evento ?Nosso quintal é o seu quintal.? Na programação, que contempla todas as faixas etárias, estão incluídos roda de samba, feijoada vegana, teatro, oficinas, esportes, ioga e meditação. A expectativa da organização é que cem pessoas passem pelo local.

? Nossas propostas sempre foram a educação ambiental e o contato com a natureza. Achamos esse sítio no Engenho do Mato que tem uma área verde enorme, e todo segundo sábado do mês vamos promover esse evento, que é para toda a família ? afirma Kátia Duarte, idealizadora da instituição.

As crianças poderão assistir a uma narração de histórias, participar de oficinas como tecelagem manual e horta urbana e interagir na feira de trocas de brinquedos.

? A feira de trocas nos faz repensar o consumo. É a chance de trocar um brinquedo que não é mais usado por um que será como novo para outra criança. Também faremos trocas de livros, CDs, acessórios para a bicicleta, mudas e sementes ? detalha Kátia.

No local haverá ainda uma feira orgânica, espaço zen com aulas de ioga e meditação, lições de slackline e stand up paddle ? que terão o custo de R$ 30 a cada meia hora de atividade ? e brechó. Outra atração serão os bate-papos sobre descarte de lixo, a importância da bicicleta para a mobilidade urbana, alimentação saudável e orgânicos.

Cacala Carvalho vai comandar a roda de samba, que terá início às 13h30m. Mas antes será realizado um show de Dino Rangel e encenado o espetáculo ?Cidade limpa?, da Cia Teatro de Máscaras. A montagem tem duração de 40 minutos, e é dividida em cinco quadros.

? A peça é uma forma de, ao mesmo tempo, conscientizar as pessoas e fazer com que se divirtam. Vamos falar sobre a importância do descarte correto de lixo, das doenças que ele transmite e de reciclagem ? diz o ator Raul Tolledo.

A entrada é gratuita. O evento será realizado das 8h às 15h número 4 da Rua 27, no Engenho do Mato.

? O ambiente do sítio é muito agradável, e esse evento é uma ótima chance de aproveitar alguns momentos ao ar livre, longe das buzinas e da poluição ? acredita Kátia.