Cotidiano

Cultivando Água Boa chega ao Paraguai

Prefeitos, secretários, líderes comunitários e cidadãos relataram como o programa funciona e quais as mudanças observadas em 13 anos

Santa Terezinha – Diversos técnicos e autoridades do município paraguaio de Hernandarias estiveram na Itaipu e região para conhecer ações e resultados do programa Cultivando Água Boa. O intercâmbio de boas práticas faz parte do processo de implantação do CAB na margem direita do reservatório. Hernandarias acaba de selecionar três microbacias que serão as primeiras a serem trabalhadas pelo Cultivando Agua Buena no Paraguai.

O roteiro percorreu, de 12 a 15 de julho, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Santa Helena, Pato Bragado, Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, Toledo, Ouro Verde e Matelândia. Prefeitos, secretários, líderes comunitários e cidadãos relataram como o programa funciona e quais as mudanças observadas em 13 anos de existência do CAB em ações como agricultura orgânica, recuperação de microbacias, cultivo de plantas medicinais e coleta seletiva. 

A comitiva de Hernandarias foi liderada pelo prefeito Rubén Rojas e pelo presidente da Câmara Hugo Duarte. Da parte da Itaipu participaram o engenheiro Gustavo Ovelar Rojas, que coordena o CAB no país vizinho, e os diretores de Coordenação Nelton Friedrich e Pedro Domaniczky. “O objetivo é fazer com que esse processo vá se consolidando na margem direita. Queremos que Hernandarias seja exemplo de consolidação do processo para construir não apenas a preservação do ambiente, mas também um futuro para as próximas gerações”, explicou Domaniczky.