Cotidiano

Cuide-se +: Unidade móvel faz preventivos de câncer

Nos dias 22, 23 e 24 de maio, a Unidade Móvel do Programa Cuide-se +, do Serviço Social da Indústria, estará em Palotina para fazer atendimentos a funcionários de indústrias locais numa parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Palotina. A unidade, com consultório em um caminhão, estará na nova sede da Acipa, que será inaugurada no dia 19. Todas as indústrias de Palotina poderão encaminhar seus colaboradores para os exames de prevenção ao câncer. O agendamento deve ser feito até o dia 16, na associação comercial. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3649-5855.

Na unidade, o trabalhador poderá passar por consultas, fazer exames e receber orientações para a prevenção da doença, além da possibilidade de encaminhamento para centros de referência em caso de resultados de exames alterados. Para combater o câncer, o objetivo principal do Cuide-se+, por meio do Sesi, é a conscientização dos trabalhadores da indústria em relação ao diagnóstico precoce e controle do câncer, por meio da realização de palestras a respeito das possíveis causas e prevenção da doença, e também de exames para rastreamento. O diagnóstico precoce aumenta muito as chances de o paciente se recuperar.

O Cuide-se+ busca implantar, monitorar e avaliar os casos de trabalhadores com câncer, por meio de um programa de detecção precoce do câncer de mama, colo de útero, próstata e pele com base em exames apropriados e da mais alta qualidade, melhorando assim a qualidade de vida e promovendo um aumento na sobrevida das pessoas.

Exames

São realizados os seguintes exames: Mamografia – mulheres a partir de 38 anos; Colo do útero – mulheres que tenham iniciado atividade sexual; Próstata – homens a partir de 35 anos e Avaliação de Pele – quem apresentar evidência/mancha preocupante. Os resultados são emitidos pelos credenciados, com exceção da avaliação de pele que a conclusão é imediata. A unidade estará instalada no pátio da nova sede no dia 19 e estará aberta à visitação.