Saúde

Cuidados que você deve ter mais com o seu corpo no verão

O calor de verão mexe com nosso organismo de diferentes formas

Cuidados que você deve ter mais com o seu corpo no verão

O calor de verão mexe com nosso organismo de diferentes formas. Internamente, o fluxo sanguíneo aumenta e sentimos mais inchaço, enquanto externamente, vemos mais oleosidade na pele e maior transpiração. E é justamente por todas essas mudanças que devemos redobrar alguns cuidados nesta época do ano. Consultamos diversos médicos e especialistas para saber os principais cuidados com o corpo no verão. Confira

1 – Jamais esquecer do filtro solar! “Não é aconselhável a exposição solar sem fotoproteção, principalmente se tratando de pacientes de pele mais clara, mesmo nos horários recomendados, pois mesmo quando a pele ainda não apresenta vermelhidão ou sensibilidade local, já está em estado inflamatório e produz espécies reativas de oxigênio, nitrogênio e carbono que causam danos ao DNA celular”, explica a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

2 – Evitar a exposição solar direta, contínua e prolongada. A radiação solar está envolvida com a aceleração do envelhecimento da pele, casos de insolação (com reação inclusive de desmaios e confusão mental) e câncer de pele. O excesso de exposição solar promove mutação no DNA das células da pele que passam a se multiplicar de forma desordenada.

3 – Usar hidratante mesmo se a pele for oleosa. “O calor estimula a hiperprodução de gordura e quem tem pele oleosa acaba sofrendo mais com as altas temperaturas”, comenta a dermatologista. Além de apostar em produtos em gel ou sérum, o farmacêutico Maurizio Pupo sugere o uso de tecnologias como as microssílicas. “Elas são microcristais que têm a propriedade de absorver a oleosidade que a pele produz. Eles agem de duas maneiras: absorvendo a oleosidade do produto, deixando-o mais sequinho, e absorvem também a oleosidade da pele”.

4 – Cuidar dos cabelos após sair da água da piscina e do mar. “Outra estratégia interessante é lavar os cabelos antes de entrar no mar ou na piscina. Dessa forma, o cabelo, que já estará saturado de água, absorverá menos sal ou cloro”, diz o médico tricologista Lucas Fustinoni. Também é interessante o uso de óleos capilares e leave-ins, para ajudar na reparação dos fios.

5 – Evite calcinhas sintéticas e roupas muito apertadas, já que isso pode prejudicar a saúde da região íntima e a candidíase, por exemplo, que é mais recorrente no verão, causada por um desequilíbrio na microbiota vaginal. E a incidência da doença é ainda maior no verão, pois fatores como calor e a alta umidade do ar causam alterações na acidez da vagina e reduzem a proteção da flora vaginal, o que favorece a proliferação de microrganismos nocivos à saúde da região íntima, incluindo o fungo causador da candidíase.

6 – Começar a fazer exercícios e monitorar problemas de circulação. Alguns fatores comuns desta época do ano podem favorecer o surgimento de certas doenças, como problemas vasculares. “As altas temperaturas do verão favorecem o processo de vasodilatação, em que os vasos sanguíneos se dilatam e provocam uma sobrecarga nas veias dos membros inferiores. Como resultado, torna-se mais comum apresentarmos sintomas como cansaço, sensação de peso na região, câimbras, dor e edemas. Além disso, o risco de problemas vasculares como trombose e, principalmente, varizes também aumenta”, alerta a cirurgiã vascular Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

7 – Não fique longos períodos em jejum. O ideal é realizar três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar), além de pequenos lanches nos intervalos.