Cotidiano

Cuidados com bem-estar são valorizados pelos funcionários

201607271939244666.jpg Great RIO – As companhias que cuidam do bem-estar de suas equipes e valorizam seus desempenhos para chances futuras de crescimento são reconhecidas pelos próprios funcionários pelas boas práticas de gestão. É o que mostra o levantamento da GPTW.

A pesquisa deste ano, por exemplo, identificou que 33% das empresas possuem horários flexíveis para mais de 75% dos funcionários. Uma das premiadas em médio porte, a Visagio é uma das companhias que endossam essa estatística.

? Na empresa, as pessoas não são cobradas por horário de trabalho e sim por resultados gerados ? afirma o sócio-gestor Agapito Troina, comentando que os empregados podem decidir onde e quando trabalhar, contanto que isso esteja alinhado com seus colegas e, principalmente, clientes. ? Reconhecemos que consultoria tem um ritmo de trabalho puxado. Mas isso é compensado pela total autonomia dos funcionários para planejar o seu projeto da melhor forma possível para balancear sua carga de trabalho conforme suas necessidades pessoais.

E tão importante quanto a flexibilidade são os cuidados com saúde da equipe, tópico que também desperta empatia entre os trabalhadores. A GPTW verificou que 47% das corporações oferecem avaliação médica periódica e 70% disponibilizam práticas de atividades coletivas.

A Mongeral Aegon, que está na lista das premiadas de grande porte, tem vários elementos neste sentido. Há uma academia no terraço da matriz, aberta a todos os funcionários, na qual as pessoas recebem acompanhamento de um profissional de educação física e os treinos podem ser feitos, inclusive, durante o expediente. A companhia também oferece sessões semanais de shiatsu e ginástica laboral, além de ter com programas de acompanhamento personalizados para seus empregados.

? Ter uma empresa saudável e bem-sucedida passa por ter funcionários saudáveis, felizes e produtivos. Os colaboradores se sentem motivados quando reconhecem a preocupação da empresa com o seu bem-estar. Na minha opinião, além de todos os aspectos da produtividade, as empresas que investem na qualidade de vida também fomentam o exercício da cidadania, e essa cadeia gera valor para o funcionário, a família e a sociedade ? defende a superintendente de gestão de pessoas da seguradora, Carla Muniz.

PREVENÇÃO DE DOENÇAS

No Ecad, que também ficou entre as premiadas de médio porte, foi implantado, no ano passado, o programa ?Estação Saúde?, para que os funcionários se preocupem mais com a qualidade e prevenção de doenças. A ação seguiu as estações do ano: no verão, houve um ?aulão? para que todos saíssem da inércia e, no outono, uma sequência de treinos funcionais na Praia de Botafogo.

? Já no inverno, oferecemos shiatsu para os colaboradores relaxarem o corpo e a mente, e na primavera o foco foi desenvolver o condicionamento físico através de corrida de rua ? comenta a gerente executiva de RH do Ecad, Janaína Araújo.

A chance de crescimento e desenvolvimento também são apontados na pesquisa como algo valorizado pelos funcionários das empresas vencedoras. Na Cultura Inglesa, presente na lista de melhores empresas de grande porte, o processo de recrutamento interno é algo extremamente arraigado.

? Atualmente, toda a liderança é formada por funcionários que foram promovidos internamente: geralmente são professores que viram gerentes ? afirma a gerente de RH, Raquel Brandão.

Foi o caso de Vera Costinhas, atual diretora de Operações Presenciais. Ela começou como professora, passou para coordenadora, gerente de filial, gerente de operações e chegou à diretoria.

? Tive a chance de estudar, conhecer pessoas maravilhosas e trabalhar em filiais diferentes. É muito bom trabalhar numa empresa em que seu mérito é reconhecido ? diz.

VALORIZAÇÃO NO DNA

No Prezunic, uma das premiadas da lista GPTW, 99% das lideranças são encontradas internamente. E a valorização do público interno tem reflexo no baixo turnover (admissões x demissões) da rede de supermercados: 29,4% contra 42% do setor de varejo no Rio.

? Temos uma cultura muito forte de buscar pessoas especiais, que cresçam junto com a empresa ? afirma Ana Behrens, gerente de RH.

Uma delas é Alexandre Gonçalves Ferreira, de 39 anos, que entrou na loja como fiscal e hoje é gerente da loja Taquara.

? No varejo, não podemos ficar parados, e a empresa dá esta possibilidade de desenvolvimento e treinamento ? considera.

Na Nasajon Sistemas, premiada na categoria empresas de médio porte, o exemplo da valorização do desenvolvimento dos funcionários está no próprio setor de Recursos Humanos. O diretor da área, Carlos Ferreira, começou na empresa como técnico há 26 anos.

? Hoje 70% dos gestores são prata da casa ? revela ele.