Cotidiano

Cuidados básicos para a suspensão do seu SUV

Os SUVs são a febre do momento no setor automotivo e as montadoras estão trazendo cada vez mais lançamentos para o Brasil, focando nos consumidores que buscam força, espaço interno, potência e outros predicados desses modelos. Entretanto, ao adquirir um SUV, o proprietário deve estar atento também às necessidades de manutenção desse tipo de veículo. “Todo carro sai de fábrica com especificações técnicas de cuidados, troca de peças e revisões programadas e que devem ser respeitadas para o aumento de vida útil do automóvel. No caso dos SUVs, que utilizam componentes mais robustos que dos carros populares, deve-se ter mais atenção à manutenção para que o dano no futuro não seja maior”, afirma Fábio Facca, gerente de vendas nacional da Campneus.

Itens comuns em outros carros como freios, pneus, filtros e óleo também estão na lista de manutenções preventivas dos SUVs. Mas, por suas características, como maior altura do solo, preparação para trafegar em terrenos acidentados e absorção de impactos, um componente específico desse estilo de carro precisa de mais atenção: a suspensão. Facca explica que o correto é realizar manutenção da suspensão a cada 10.000 km ou quando ouvir ruídos vindo da suspensão, falta de estabilidade e desgastes irregulares nos pneus. “Ao escutar algum barulho excessivo ao transpor obstáculos, folga e trepidação no volante ou trepidação de rodas durante o trajeto, é preciso parar o carro para uma revisão detalhada”.

Com uma suspensão cheia de problemas, o veículo perde suas características de rodagem e começa a apresentar outros sintomas que comprometem a segurança do condutor. “É uma sucessão de problemas que ocorrem se a suspensão do SUV não estiver em dia. Por ser um veículo mais pesado, amortecedores e outros componentes desse sistema não vão atuar com excelência em conjunto com freios e pneus na hora de frenagens. O trajeto de parada total do veículo será maior e a força para essa ação também. Isso ocasionará o desgaste irregular dos pneus e a diminuição de vida útil de pastilhas e discos de freio”, ressalta o executivo.

Muitos veículos SUVs são considerados urbanos, ou seja, preparados para rodar em vias pavimentadas das cidades, e outros são desenvolvidos com tração 4×4, ideais para quem gosta de andar por terrenos acidentados e praticar trilhas. Para esse tipo de carro, a suspensão é mais reforçada para aguentar impactos e que devem ser revisados com mais frequência para evitar o desgaste prematuro. "Os SUVs 4×4 suportam transitar em qualquer condição, mas o fato de ser mais robusto não elimina a necessidade de manutenção. Caso a suspensão desse tipo de utilitário não esteja em dia, problemas como curso mais longo, falta de controle de direção e dificuldades para transpor obstáculos vão surgir e atrapalhar a viagem. Sempre ressaltamos que a manutenção preventiva é melhor que a corretiva: além de ser mais barata, respeita as normas do fabricante do veículo e garante segurança aos usuários”, pontua Facca.