Variedades

Cuidados ao operar pontes rolantes

É importante estar atento a muitos detalhes na operação para que não ocorra acidentes

Cuidados ao operar pontes rolantes

As pontes rolantes são estruturas essenciais nas indústrias, uma vez que são responsáveis por levantar e transportar cargas pesadas. Por trabalharem com objetos robustos, é preciso ter cuidado na operação. Os controles remotos industriais são ótimos para proporcionar mais segurança e precisão.

É importante estar atento a muitos detalhes na operação para que não ocorra acidentes. Listamos alguns:

Conferir se o operador é habilitado e treinado

Seja no comando na cabine ou por controles remotos industriais para pontes rolantes, o responsável por essa tarefa precisa ser uma pessoa habilitada e treinada. Para estar apto a operar a máquina, é preciso ser aprovado em testes específicos, comprovando os conhecimentos aprofundados sobre o processo.

Além disso, o operador precisa passar por testes médicos. Também é fundamental que o funcionário tenha um crachá com seu nome, máquina que opera, prazo de validade e outras informações. Tudo isso para garantir a segurança de todos.

Observar o equipamento antes e durante a operação

Para evitar acidentes, a atenção e o cuidado devem ser redobrados. Por isso, é recomendado dar uma olhada geral em todos os aspectos da máquina. Um simples problema no controle remoto industrial com display, nos joysticks ou em outros dispositivos, podem gerar um grande problema.

Verifique se:

  • não há trabalhos ou objetos no caminho da ponte rolante;
  • a carga está dentro do limite suportado pela estrutura;
  • cabos de aço, cintas e outros acessórios estão em boas condições;
  • controle remoto industrial está funcionando corretamente;
  • o operador está usando os equipamentos de proteção individual;

Caso perceba alguma irregularidade, comunique às autoridades para resolver. Isso não vale apenas para pontes rolantes, mas para outras máquinas também.

A inspeção visual, manutenção, capacidade de carga, treinamento são alguns dos requisitos básicos de segurança exigidos pela norma regulamentadora Nº 11.

<h2>Principais causas de acidentes com pontes rolantes</h2>

Infelizmente, muitos fatores podem causar acidentes. Listamos os principais:

  • falhas mecânicas;
  • choque elétrico;
  • quedas de cargas;
  • colisões.

Controles remotos industriais ajudam na segurança?

A tecnologia está cada vez mais presente nas indústrias, trazendo muitos benefícios. As diversas aplicações de controles remotos não seriam diferentes. O controle remoto ponte rolante aumenta a segurança, uma vez que elimina a necessidade do operador subir na cabine para comandar.

Também faz com que o trabalhador tenha um melhor campo de visão quando está com os pés no chão, facilitando a operação e evitando acidentes. Portanto, os dispositivos tecnológicos, como controles, anticolisão, contribuem para processos mais seguros!